2012/11/07

Notícias do Dia

Já estamos a oferecer os livros O'Reilly deste mês - Learning Web Design - vai ser um exemplar por dia até domingo... à distância de um clique e uma resposta certa. E relembro também que temos jantar AadM em Lisboa já com data marcada.



Me.ga debaixo de Fogo

O novo serviço "Mega" de Kim Dotcom, que sucederá ao Megaupload, ainda não se estreou e já está debaixo de fogo. O serviço deveria ter o url "me.ga", mas o governo do Gabão (detentor dos ".ga") já veio dizer que não permitirá que um dos seus domínios seja usado para "piratarias".

Kim Dotcom já disse que esta posição serve para demonstrar a influência que o governo dos EUA tem perante outros países que deveriam ser independentes.

Mas... a coisa não se fica por aqui, já que um grupo de hackers intitulado Omega diz ter-se apoderado do domínio, e que enquanto "verdadeiros piratas" também estão contra a megalomania de Kim Dotcom e dos milhões de dólares que ganhou à custa do trabalho de outros.

... Uma verdadeira novela digital.




Investigadores aceleram a Fibra Óptica


Investigadores na Universade de Bangor, no Reino Unido desenvolveram um método que promete acelerar as comunicações de fibra óptica para velocidades muito superiores às actuais.

O problema com as fibras ópticas é que à medida que se vai acelerando os pulsos de luz, começam a surgir interferências. Neste processo, o que se passa é que se usa a mesma fibra óptica para enviar simultaneamente múltiplos canais de dados - um processo que não é novo, mas que habitualmente requer equipamento dispendioso e complicado. Na solução desenvolvida por estes investigadores, o mesmo pode ser feito em tempo real usando componentes de baixo custo, e proporcionando que se possa vir a assistir a uma verdadeira revolução a nível das velocidades nas ligações por fibra.

Actualmente, já conseguiram atingir velocidades de 20Gbps, mas acreditam ser possível chegar aos 40Gbps ou mais ainda.


Apple patenteia microfuros para Iluminação


A primeira vez que se vê um MacBook a "acender" um led por trás do alumínio, é impossível não ficar maravilhado (até depois irmos espreitar bem de perto, para vermos furos de tamanho reduzido que permitem ver a luz que se esconde por trás).

Como não podia deixar de ser, a Apple está a patentear sistemas idênticos mas ainda mais avançados, que permitirão criar superfícies iluminadas que são "invisíveis". Nesta patente refere-se a criação de micro-furos de tamanho invisível ao olho humano, mas suficientemente grandes para permitir a passagem de luz, assim como a alteração do seu formato para que permitam alterar o brilho e intensidade dos mesmos - assim como compensar o brilho para que seja idêntico quer esteja mais próximo da fonte de luz, ou mais afastado.

Faltará ver se será uma patente para ficar na gaveta, ou se em breve teremos equipamentos que levam a luz "invisível" ainda mais além.


Messenger passa a estar Integrado no Skype


Não sei se muitos de vocês ainda usavam o Messenger, mas... o melhor é irem-se preparando para lhe dizer adeus. O Skype passa a ter o suporte integrado para os vossos contactos do messenger, e marca assim o fim de uma era. (O Messenger será descontinuado nos primeiros meses de 2013).

Pessoalmente, a nível de programas de mensagens e chat confesso que tenho bastantes mais saudades do ICQ, esse sim... foi revolucionário na sua altura - e foi com enorme pena que o vi a "ficar para trás" quando outros serviços foram surgindo - que nada faziam a mais do que o ICQ já fazia e bem. E depois com a chegada do Gtalk integrado no Gmail... foi da maneira que deixei completamente de usar clientes de chat "à parte".

Ainda assim, penso que é uma boa alteração esta integração do messenger com o Skype... para quê manter diferentes programas e serviços, que se podem unificar?



Curtas do Dia



Resumo da Madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)