2012/11/06

Google Wallet com Cartão Físico


Não é nenhum segredo que todos estão interessados em apanhar a maior fatia possível no lucrativo segmento dos sistemas de pagamento: das tradicionais empresas por trás dos cartões de crédito e débito, ao Paypal, Amazon, e muitos outros... todos se apressam a criar parcerias e sistemas que lhes permitam "facilitar" o processo de compras e pagamentos... e ganhando a sua comissão obviamente.

No caso do Google, a sua proposta passa pelo Google Wallet, que tem piscado o olho às compras na web via smartphone, mas que poderá estar a preparar algo que vai um pouco contra o conceito de carteira digital. Aliás, é precisamente o oposto: um cartão físico do Google Wallet!

Já aqui falei o quanto o problema dos pagamentos e carteiras digitais não é algo que se resolva pelo uso de "milagroso" NFC. Pelo contrário... o NFC é apenas um "veículo" que servirá como transporte/comunicação de toda uma infraestrutura de pagamentos - essa sim, o verdeiro ponto fulcral de toda a questão (tal como nos nossos cartões actuais: não importa se o cartão é magnético ou de chip... o que importa é toda a rede de terminais, caixas multibanco, etc.)

Este cartão físico do Google é o reconhecimento disso mesmo: de que haverá situações em que se poderá ter que pagar algo num local onde não exista NFC, ou dos métodos via internet. Assim este cartão do Google permitirá fazer pagamentos "à moda antiga", em qualquer local que suporte os cartões tradicionais - mas que estará associado aos cartões que tiverem na vossa conta.

Ou seja, o cartão Google Wallet servirá como um cartão "programável" com o potencial para substituir todos os cartões que carregam na carteira. E se isso será o primeiro passo, não será difícil imaginar que rapidamente este cartão se possa tornar num verdadeiro cartão por si só, dispensando inteiramente os restantes serviços - na App do Google Wallet já se descobriram as opções para fazer carregamentos/levantamentos deste cartão.

Agora sim... estamos a falar de coisas que podem mesmo "mexer" todo o sistema de pagamentos - e não de "adereços" como o NFC.

Que vos parece... estão mais dispostos a confiar o vosso dinheiro ao Google, ou continuam a preferir os bancos ou VISA/Mastercard/etc.?

3 comentários:

  1. Não tenho a certeza do que estou a dizer, mas senão me engano a appstore tem a obrigatoriedade de associar um cartão de crédito certo?

    Esta obrigatoriedade facilita o pagamento dos utilizadores, em que o utilizador gasta dinheiro sem necessitar de introduzir sempre os dados, quando necessitar fazer uma compra.

    Tu que tens um iphone, confirma-me estes dois pontos por favor Carlos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para comprar coisas sim, tens que associar um cartão de crédito. Mas... isso é algo que podes fazer igualmente em qualquer outra "store", como a do Google ou da Amazon.

      Aqui a questão é saltar do mundo virtual para o mundo real. Nesse aspecto será a Amazon que mais se aproxima, por permitir comprar produtos físicos... Mas continuas a não poder ir à loja da esquina e pagar com um desses modos. Com o Google Wallet, o objectivo é conseguires fazer isso.

      Eliminar
    2. Ah ok, pensava que funcionava de forma diferente do play.
      Sendo assim é uma mais valia para o Google e para as suas lojas Play e Chrome Web Store, resta saber se as pessoas vão aderir.

      Eu pessoalmente fico ansioso, apesar de ser fã das tecnologias Google por tentarem ser universais, tenho que criticar o Google como português o nosso mercado passa-lhe um bocado ao lado nesse tipo de coisas, tal como play music, play books, play films, enfim...

      Espero que isso mude o mais depressa possível.

      Eliminar