2012/05/31

Os Pagamentos "Wireless"


Vivemos numa altura em que não posso deixar de achar caricato a aparente insistência em querer reiventar-se a roda... e muito vezes propondo substituí-la por uma "roda quadrada" que mais parece fazer-nos andar para trás.

Neste caso refiro-me aos inúmeros sistemas de pagamento que nos prometem libertar dos tradicionais cartões de crédito/débito, dando uso a coisas como o "milagroso" NFC.

A minha questão é apenas: será realmente mais simples, prático, vantajoso, ou eficaz, utilizar um smartphone como pseudo-substituto de um cartão; tendo em conta que na maioria das vezes esse pagamento "simplificado" vem acompanhado da introdução de um código PIN, ou outros métodos de validação?

(Actualização: temos o caso de África onde os telemóveis estão a ser usados como dinheiro dispensando NFC e comunicações de dados.)

Nem vou entrar pela área da gestão de múltiplos cartões, que seria igualmente fértil campo de discussão... refiro-me apenas ao processo normal de pagamento numa qualquer caixa. Vamos também ignorar o facto de existirem vários sistemas propostos, e assumir que o pagamento não obrigaria a que o cliente tivesse que instalar uma "app específica" para todo e cada posto de venda, ou tivesse que se andar a chatear com verificações de compatibilidade para saber se o seu smartphone serviria para pagar aqui ou acolá.

É que... para todos os efeitos, o processo parece-me não poupar nenhum passo relativamente a um cartão convencional.

1) Pegar no smartphone
2) Passar/encostar o smartphone ao leitor
3) validar a operação com um código PIN (ou outro)

Actualmente:
1) Pegar no cartão
2) passar no leitor
3) Validar a operação

Qual então a vantagem "prática" para os clientes pagadores? E novamente ignorando que com a actual geração de smartphones, muito provavelmente não poderia fazer compras a partir de meio da tarde ou à noite... pois arriscam-se a já estar sem bateria...


A quererem inovar a forma como se fazem pagamentos, então que façam algo que realmente simplifique a vida aos utilizadores, e não que seja apenas "mais do mesmo" apenas sob o disfarce da modernidade de um "NFC" ou outro sistema sem fios.

Senão... arriscam-se apenas a demonstrar que aquilo que realmente lhes interessa é passarem a ter (ou continuarem a ter) a tão desejada percentagem da comissão sobre o pagamento, e que rende milhares de milhões a estas empresas de pagamentos. (Veja-se a vontade do Paypal dar o salto para as lojas físicas... e pelo menos tendo tido a sensatez de dispensar o NFC e tornar o sistema compatível com os comuns leitores de códigos de barra.)


5 comentários:

  1. Tens razão. Felizmente penso que a lei do mercado acabará por ditar aquilo que o consumidor realmente precisa. Por exemplo, acho muito mais interessante e necessário ter um sistema de RFID nas etiquetas que valide os preços e faça as somas dos produtos sem ter que os tirar do carrinho de compras. Isso sim, é que seria realmente interessante para o consumidor e para o estabelecimento tendo em conta o tempo que se pouparia.

    ResponderEliminar
  2. Excelente artigo. Por vezes buscam-se inovações que em nada melhoram a vida das pessoas. Um factor muito importante é a duração das baterias? É chato estar a meio do pagamento daquele ultimo BluRay de "Game of Thrones" e o telemóvel fiar sem bateria! Parabéns pelo artigo, pois em tempos de "tudo o que é novo é bom" nos lembra que por vezes o mais moderno não é necessariamente o mais funcional.

    ResponderEliminar
  3. Fernando Jorge7/6/12 16:56

    Percebo o ponto de vista do autor... no entanto, acho que os pagamentos por NFC são úteis sim.
    Eu orgulho-me de numa carteira conseguir ter todos os cartões que preciso... falo:
    * do de débito,
    * do de crédito,
    * do de trabalho,
    * do de transportes,
    * do seguro de saúde,
    * do da FNAC,
    * do cartão do cidadão
    * e da carta de condução...
    apesar de tudo, até acho que consigo ter poucos cartões na carteira (o do cinema e o da gasolineira, por exemplo, estão no carro).

    SE eu pudesse ter os pagamentos por wireless são logo 2 cartões que me saem da carteira... juntando a perspectiva de o de transportes (havendo massificação do NFC) também poder ser feito por esta via (um dia)... seriam 3 cartões.
    Faria com que pudesse passar de 8 para 5 cartões.

    Juntando ainda que com o telemóvel ando sempre e que MUITAS vezes só ando com a carteira porque preciso do cartão de débito... possibilitaria andar sem a carteira. Sim, está visto que gosto de algum conforto e não andar com um monte de tralha às costas, sei que é uma preferência pessoal e que pode não ser a mesma de toda a gente. O que quero dizer é que percebendo o ponto de vista do autor do artigo, não concordo com o mesmo porque a mim pessoalmente esta inovação seria útil.
    Ainda assim gosto de ver a argumentação de quem não concorda comigo... nunca se sabe quando nos podem fazer mudar de ideia! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que não tenho nada contra a simplificação da "confusão" de cartões que existem nas carteiras. A minha questão é sobre se o NFC terá qualquer vantagem prática relativamente ao uso de um cartão.

      Por exemplo, porque não termos cartões "normais" com chip que sejam programáveis e permitam associar/substituir os restantes cartões? Não faria o mesmo efeito?

      A pergunta que coloquei referia-se unicamente a se um sistema "wireless" teria efectivamente alguma vantagem versus o colocar um cartão num leitor... e aí, não penso que tenha vantagem tão grande quanto a que estão a tentar fazer passar - e que do mesmo modo poderia ser conseguido usando tecnologias já mais divulgadas e implementadas (como o bluetooth ou WiFi, ou até mesmo métodos "visuais", com os ecrãs e câmaras).

      Eliminar
    2. Fernando Jorge8/6/12 02:10

      Tinha escrito um texto enorme e acabei por perder o que escrevi... :)

      Resumindo... percebo a frustração apresentada no artigo... de facto, o que nos vai sendo apresentado ainda pouco difere do que se consegue fazer com um cartão normal (ou um que pudesse juntar vários cartões num só). Mas isso julgo que será por ainda pouco se ter avançado no NFC... julgo que quando (se) isto avançar os programadores começarão a obter soluções interessantes.
      Só para dar um exemplo... tomando um cartão de transportes como, por exemplo, o Andante no Porto... a parte da validação, continua a necessitar da apresentação do cartão no leitor... mas pode permitir que o cliente possa no telemóvel/tablet/outro ver o conteúdo do "cartão" NFC algo que hoje os obriga a ir a uma máquina de venda. Mas como digo, é um exemplo, e apesar de muito pequenino é só para dizer que se a moda do NFC vier a pegar, acho que há espaço para coisas muito interessantes.


      (acho que é a primeira vez que escrevo neste blog, mas aproveito para dizer que é bastante interessante e dei por mim a cada vez segui-lo mais... e até já deu para conhecer algumas coisas novas (para mim) bem interessantes... keep up with the good work) :)

      Eliminar