2012/05/31

Galaxy S3 LTE com 2GB de RAM mas sem Quad-Core


Já temos falado repetidamente das limitações a que alguns processadores obrigam, ao não estar preparados para funcionarem com os actuais chips 4G/LTE, e que fazem com que os mesmos modelos de smartphones tenham que ter CPUs diferentes consoante sejam versões 3G ou 4G.

Aliás, isso é algo a que nem o mais recente Galaxy S3 da Samsung escapa, e que nas suas variantes com 4G, vai adoptar um CPU Snapdragon S4 "apenas" dual-core a 1.5Ghz, em vez do Exynos quad-core da Samsung a 1.4Ghz... mas com memória duplicada, passando a contar com 2GB de Ram.

Vai ser interessante ver comparativos do desempenho em circunstâncias reais (abrir páginas web, etc.) destas duas variantes do SGS3... e ver também até que ponto, e em que circunstâncias, é que realmente se tira proveito de um CPU quad-core num smartphone.

5 comentários:

  1. Não tenho qualquer base de fundamento para provar o que vou dizer mas..

    Muito provavelmente a diferença de um dual-core para quad só se vai notar em poucas aplicações.

    Alguns jogos, algumas ferramentas mais exigentes, etc...

    Net, emails, fotografias.. duvido. Talvez no video HD..

    ResponderEliminar
  2. É preciso não esquecer de dizer que este dual core é um córtex A15 e o quad core é um "velho" córtex a9, ou seja, na pratica a diferença de processamento é mínima. Outro "detalhe" é que a esmagadora maioria das aplicações estão desenhadas para single ou dual core, pelo que os 4 cores do S3 normal ou qualquer Tegra 3 quad core andam na maioria do tempo a passear a energia que consomem... Quanto à gráfica as diferenças também não são abismais, se bem que os jogos quase todos não aproveitam a potência de nenhum gpu dos de topo de hoje em dia...

    ResponderEliminar
  3. O que vai sair em Portugal dia 14 é o quad sem LTE ou vão lançar as duas versões ?

    ResponderEliminar
  4. Marco Francisco6/6/12 09:55

    @Lisboa, vão lançar o quad core 3G apenas. 4G ainda não tem data em Portugal.

    ResponderEliminar
  5. Esta versão é compativel com o 4G português?

    ResponderEliminar