2012/11/19

O Futuro pertence ao Android?


Vamos esquecer por momentos que há sempre todo o tipo de estudos com números para todos os gostos, e assumir que este representa a evolução real do mercado (pelo menos, vai de encontro à percepção que me parece ser evidente).

Olhando para o gráfico, torna-se quase "assustador" ver o efeito que o Android tem tido no mercado, e onde em pouco mais de 3 anos conseguiu passar de praticamente 0% para mais de 50% - e onde o factor mais preocupante (para os concorrentes), será mesmo a sua tendência sempre crescente, que a manter este ritmo... não deixará muito espaço para esses mesmos concorrentes.

Não deixa também de ser curioso como este "crescendo" do Android se tem também feito sentir de uma forma mais global, mesmo quando olhamos para fora do segmento mobile.


Olhando para a distribuição dos computadores nas últimas décadas (ah, saudosos tempos da Commodore e do Amiga :) assistimos à ascenção da plataforma Windows/Intel ("Wintel") no início dos anos 80, e que a partir de 1995 se tornou naquilo que todos conhecemos, com uma supremacia quase total, próxima dos 100% que se manteve inalterada por mais de uma década.

Mas... ao se considerar o Android nesta tabela, vemos que também esta supremacia está agora em risco, com um declínio bastante acentuado, que vai de encontro também a outro aspecto que bem conhecemos: de uma crescente maioria de pessoas que opta/prefere usar os seus smartphones e tablets para fazer muitas das coisas que anteriormente fazia nos seus "PCs".

Não deixaria de ser algo caricato que, tal como o iOS e iPhone marcou o fim do império Nokia e a mudança radical no panorama mobile, a segunda vaga desta revolução - com o Android - possa vir a fazer o mesmo de forma ainda mais global, afectando o "império" Windows que sempre pareceu intocável e inatingível.

E considerando as reacções algo conflituosas que se têm ouvido acerca do novo Windows 8... fico verdadeiramente preocupado sobre se poderá vir servir de travão a este declínio. Será que estaremos a assistir à ascenção do Android como plataforma que irá substituir os "Wintel", com quota de mercado superior a 90% durante as próximas décadas?

6 comentários:

  1. Eu sou um dos que contribui para a hegemonia do Android. :-) realmente com um bom smartphone ou tablet é muito fácil colocar o PC de lado..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que me explicar essa, porque tenho que trabalhar quase todo o dia com computadores.

      Não será antes - em casa e na "paródia" é muito fácil colocar o PC de lado ?

      Eliminar
    2. Isso é diferente.. Há coisas que só podem ser feitas no PC. O que me referia é que nem toda a gente anda com um PC debaixo do braço. Vou deixar de comentar, há sempre um Chico esperto a contradizer!

      Eliminar
    3. Penso que está mais que demonstrado que se vai dando cada vez mais uso aos tablets e smartphones, em detrimento dos PCs - embora estes continuem a ser necessários para muitos tipos de aplicações.

      Não há motivos para que alguém se chateie por simplesmente referir esse aspecto? Tal como duvido que essa pessoa ande com um PC no bolso a anteder chamadas... ;)

      Eliminar
  2. Assim que tiver dinheiro para isso, o PC Windows vai ficar pura e simplesmente para jogos. De resto, Android.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal, nem para a "paródia", se consegue pôr o PC de lado :)

      Eliminar