2012/11/19
Windows 8 "Play To" em resposta ao AirPlay da Apple
Quem já experimentou ou viu o AirPlay da Apple em acção, não poderá ter deixado de ficar impressionado com a simplicidade com que se consegue transmitir áudio e vídeo de um equipamento para outro. No entanto, esta capacidade não é caso único, e a Microsoft tem agora promovido a funcionalidade "Play to" do novo Windows 8, para que mais developers tirem partido dela a partir das suas apps, e até websites.
Infelizmente, mais uma vez nos deparamos com os inconvenientes casos de DRM, já que dependendo dos conteúdos, poderemos enviá-los para outros dispositivos... ou não (mais um caso de como o DRM é "bom" para os consumidores).
Embora aprecie o esforço que as diferentes marcas têm feito neste sentido - e aprecie a facilidade do AirPlay da Apple - não posso deixar de considerar que este tipo de coisas apenas se tornará verdadeiramente interessante quando se tratar de um sistema standard aberto e universal, multi-marca, que não faça distinções entre se os conteúdos estão a vir de um Windows, OS X, iOS, Android, ou se estão a ser enviados para uma aparelhagem/TV da Samsung, LG, Sony, ou Yamaha.
Enquanto formos obrigados a "fecharmo-nos" cada vez mais em soluções proprietárias... não me parece que seja desejável investirmos seja o que for nesse sentido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Totalmente de acordo.
ResponderEliminarEstas birras já deveriam ter terminado há muito, pois quem perde é sempre o consumidor.
Miracast que é suportado em Android 4.2 é um standard aberto.
ResponderEliminarCarlos, mais research...
ResponderEliminarPlay to é DLNA, já existia no Windows 7 e é um standard bem utilizado na industria há uns anos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/DLNA
http://www.dlna.org/
eu uso isto há anos e funciona bem, televisões Samsung, WD TV Live, NAS QNAP, Windows... VLC... just works.
Deixo como resposta o comentário que lá está relativamente a isso:
Eliminar"Please explain how Play To, a.k.a., DLNA, is not a complete fail.
I have an Onkyo receiver that supports DLNA. I tried to configure Windows Media Player in Windows 7 to use it. It was a horrible experience. The UI of the DLNA in the Onkyo receiver reminded me of DOS. I spent hours trying to get this to work, with lots of cryptic messages from Windows"
O DLNA ainda tem muito a fazer pela frente até ser tão simples como o AirPlay e "just works".
Pessoalmente, confesso que nunca mais olhei para o DLNA depois de o ter experimentado - com frustrações idênticas às acima referidas - há bastante tempo, pelo que até admito que possa ter melhorado desde então. Mas depois da (péssima) experiência que tive não tenho grande vontade, nem esperança que tenha mudado assim tanto.
Uso o airplay quase diariamente para distribuir musica pela casa, e para ver na TV, via Apple TV, conteúdos provenientes do Ipad ou do Iphone. São ao todo 5 dispositivos receptores airplay e 3 emissores (a Apple TV agora também emite som em Airplay para outros dispositivos). A configuração do sistema é virtualmente zero. Basta seleccionar a opção de "enable airplay" nos receptores (sobretudo Airport Express) e dar um nome a cada um. Por exemplo: sala, cozinha, etc. O sistema até faz mais do que publicita, porque permite fazer streaming em simultâneo de mais que uma fonte, dentro da mesma rede, desde que para dispositivos diferentes, claro.
ResponderEliminarAntes de instalar o sistema de música sem fios com este sistema, tentei o DNLA. Desisti ao fim de pouco tempo. O router não funcionava com a TV Samsung, mas já funcionava com o sistema de som da sala. A dock do quarto ora funcionava, ora não funcionava. Nunca consegui pô-la a 100%.