2012/11/12

Pesquisar por Tamanho no Gmail


Se usam o Gmail, certamente saberão que existem inúmeras potencialidades avançadas de pesquisa, não só usando a pesquisa avançada (clicando na seta para expandir a caixa de pesquisa - e que dá acesso a inúmeros campos, pesquisa por datas, emails com anexos, etc.) como também utilizando os "códigos" de pesquisa, como o "has:attachment" ou os "l:compras" (para pesquisar por emails com a label compras, por exemplo.

No entanto, uma das grandes falhas que levava muitos utilizadores à loucura era a ausência de uma forma de pesquisar pelo tamanho dos anexos nos emails.

Quando a caixa do gmail começa a ficar perigosamente próxima do limita máximo, o passo seguinte seria procurar pelos emails que mais contribuem para ocupar esse espaço, para que os pudessemos eliminar... e agora, isso passa a ser possível!

Para procurarem por emails com anexos que ocupam demasiado espaço basta pesquisarem pelo código "size:" seguido do tamanho em bytes do ficheiro.

Ou seja, se querem procurar emails que ocupem mais de 5MB, pesquisem por:
  • "size:5000000" - sem as aspas (ou 5242880, se quiserem ser mais exactos :)

Para procurarem por emails mesmo grandes, adicionem um zero, para procurar por emails que estão a ocupar mais de 50MB. Eu comecei por procurar por emails com tamanho superior a 50MB, e surpreendentemente... encontrei por aqui alguns, ainda de 2010, que já não serviam para nada. Com uma limpeza rápida poupei mais de 500MB da minha conta do Gmail.

E não se esqueçam que podem igualmente pesquisar pelos tipos de ficheiros (por exemplo: avi, pdf, mov, zip, etc.) usando o código "filename:" - o que torna ainda mais fácil encontrar os culpados. Por exemplo, se quiserem encontrar todos os avi's com mais de 10MB, é só pesquisarem por:

  • "size:10000000 filename:avi"


Espero que a dica vos seja útil, e não se esqueçam de nos dizer quanto espaço conseguiram limpar. :)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ao que parece já dá para colocar mesmo o m para pesquisar os megas:
    http://gmailblog.blogspot.pt/2012/11/search-for-emails-by-size-and-more-in.html

    ResponderEliminar