2012/11/27

Samsung prepara CPU ARM Octa-Core big.LITTLE

Depois dos CPUs quad-core que temos nos nossos smartphones e tablets, o que se segue? A Samsung parece ter a resposta, que deverá apresentar publicamente em Fevereiro de 2013.

O novo Exynos será um chip que integra 8 núcleos ARM, mas... com uma pequena variação. À semelhança do que a Nvidia fez com o seu 4-PLUS-1, em que adiciona um núcleo vocacionado para o baixo consumo para além dos 4 núcleos de processamente principal, este novo CPU ARM da Samsung será o primeiro a dar uso à arquitectura big.LITTLE da ARM, ou seja: 4 cores Cortex-A15 de alto-desempenho acompanhados por 4 cores Cortex-A7 de baixo consumo.

O chip poderá funcionar durante a maior parte do tempo apenas dando uso ao cores mais eficientes, e activando os cores A15 apenas quando estritamente necessário, em aplicações intensivas como jogos.

Segundo a ARM, esta combinação pode permitir uma autonomia até 70% superior - sem comprometer o desempenho.

Mas, não fiquem com muitas esperanças em poder dar uso a este chip em breve. Se este chip for apresentado no início de 2013, o mais provável é que só comece a chegar ao mercado em equipamentos para o final do ano. Portanto, acomodem-se e dêem bom uso aos vossos equipamentos actuais... porque ainda vão ter bastante tempo para usufruir deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)