2012/11/27

Tapp - um Filtro de Água para Todos


No Indiegogo surgiu um projecto bastante interessante que nos faz recordar o quanto estamos dependente de coisas tão essenciais, mas a que damos tão pouco valor na sociedade dita "civilizadada". Poucos serão aqueles que realmente dão valor à possibilidade de se poder abrir uma torneira e ter água que se pode beber... quando em muitos outros locais, isso seria encarado quase como "magia".

Este Tapp é um filtro de água que permite reduzir 99.99% da sujidade, bactérias e parasitas, e que assim permite transformar praticamente qualquer tipo de água em água potável.

O filtro pode ser ligado a uma mangueira, tubo, ou simplesmente deixarem a água passar por ele - e conta com uma inovação: o segmento no topo pode ser rodado para abrir e fechar o fluxo de água... e tem também uma posição de limpeza que permite rapidamente limpar o lixo acumulado para que o filtro volte a ter a máxima eficiência.

O microfiltro utilizado é o mesmo tipo de membrana que é utilizada nas máquinas de diálise, com pequenos furos que deixam passar a água mas não as bactérias e parasitas (ou sujidade). No entanto, outros quimicos dissolvidos na água, como sal, passam intocados - pelo que não pensem que poderão usar este filtro para beber água do mar (aí sim, seria revolucionário! :)

O Tapp foi concebido para ter uma longevidade de 1 ano (e como curiosidade, foi concretizado com a ajuda de uma impressora 3D Ultimaker :)



1 comentário: