2012/12/05

Drone Voador com Autonomia Ilimitada


Ainda no outro dia falamos de um pai que criou um drone voador para acompanhar o filho até à paragem do autocarro da escola - e cuja autonomia mal dava para lá chegar e regressar a casa - e agora trago-vos um drone voador que parece ter quebrado as leis da física, ao prometer a capacidade de se manter no ar por tempo ilimitado.

Mas, descansem... não se trata de nenhuma revolução no campo da anti-gravidade, ou de uma bateria super-eficiente que se recarrega a partir do ar. O "segredo" é algo bem mais simples e que de certa forma, destrói a ilusão que uma notícia destas poderia gerar: trata-se de um drone que tem um cabo que o liga permanentemente a uma fonte de energia.

Na verdade, é um micro-cabo, da grossura de um fio de pesca, e que serve também para enviar os sinais de controlo e receber as informações recolhidas por ele (tem duas câmaras de alta-definição, e pode receber uma terceira câmara opcional, de imagens térmicas).

Embora possa ainda não ser propriamente o que se esperaria, sem dúvida que este tipo de aparelho terá bastantes aplicações: não só em situações onde seja essencial uma longa autonomia em operação; como também evita a possibilidade de intercepção ou interferência com sinais wireless.

... Só se tem que ter alguma atenção para não dar um "nó cego" nos cabos de que dependem! :)

1 comentário:

  1. No futuro os historiadores, se ainda existirem humanos, dirão que foi assim que a Skynet ganhou "asas"! :-)

    ResponderEliminar