2012/12/04

Nova Gmail App para iOS - Melhor... e Pior


Depois do novo Gmail para Android, é a vez de também a versão iOS receber nova (e grande) actualização.

A nova App do Gmail tem visual renovado, e conta agora com novas funcionalidades, como o suporte para múltiplas contas (mas limitado a um máximo de cinco) - esperemos que a App do Google+ também ganhe esta funcionalidade, sem obrigar ao logout como agora acontece. A pesquisa passa a contar com auto-complete, passa a ser possível responder a convites do Google Calendar sem sair da App, e também responder e fazer +1 em posts do G+.

O interface apresenta novas animações (e scrolling infinito), mas como tem vindo a ser habitual, tem também o grande inconveniente de desperdiçar mais espaço que nunca!

Ora comparem o interface da versão anterior com a nova:


Onde dantes era possível ver 8 emails, agora passamos a poder ver apenas 6, com cada email a ocupar mais espaço (sem com isso mostrar nada a mais que antigamente). E para além disso temos também uma nova barra de search, que está sempre a desperdiçar espaço, e que ao contrário do que acontecia anteriormente (sempre acessível a partir de um botão na barra superior), quando se faz scroll fica escondida - obrigando a fazer scroll até ao topo para que se possa pesquisar seja o que for.

Sinceramente... não percebo mesmo como é que fazem destas mudanças que, na minha opinião, são um passo para trás.

É como digo... qualquer dia teremos monitores de 30" que estão a mostrar menos informação do que tinhamos no tempo dos computadores com ecrãs em modo de texto de 80x25 linhas!

3 comentários:

  1. Outra coisa chata é não poder apagar um email apenas fazendo "swipe", como no aplicativo oficial do iOS. Não tem jeito, sempre que a Google lança um novo app para iOS eu troco o Mail por este, mas passado um tempo lá estou de volta ao antigo por sentir falta de alguma função. A Google deve decidir se entra mesmo no mercado do iOS e faz apps ao nível do que temos no Android ou simplesmente desiste. Esse meio termo só irrita os usuários e os faz crer que nada da Google funciona, quando o objectivo era leva-los para o lado "don't be evil" da força, e aderir ao Android. Compreendo que o Android deve ser privilegiado, mas prestar um mau serviço aos usuários iOS não os vai fazer mudar para o Android e sim afasta-los do sistema da Google.

    ResponderEliminar
  2. Então e o novo Youtube que nem se consegue alterar o volume no vídeo (apenas nos botões físicos)?!

    Isto chama-se incompetência.

    ResponderEliminar
  3. Eu instalei ontem a App, estranhei estar com todo o design colado ao Windows 8! Reparem bem...

    ResponderEliminar