Embora as impressoras 3D se estejam a tornar cada vez mais populares e a preços mais atractivos, poderá haver ainda uma pequena questão que preocupe os potenciais interessados: o dos "consumíveis". Depois de décadas a sentirem na pele o preço exagerado que muitas marcas praticam na venda dos consumíveis para impressoras, será natural que sintam receio que nas impressoras 3D se passe o mesmo.
Usando para referência os preços das bobines de plástico PLA da Ultimaker, temos que uma bobine de 0.75Kg custa cerca de 31.5€. Se é certo que todo este plástico dá para muita coisa (mesmo no caso de peças grandes, que são maioritariamente ocas, contendo apenas uma estrutura interna para dar rigidez e suporte) haverá sempre casos em que o custo final convirá ser o mais baixo possível...
E se fosse possível criarmos as nossas próprias bobines plásticas?
É isso mesmo que faz este FilaBot, uma máquina capaz de "mastigar" plástico reciclável, derretê-lo, e criar um novo filamento que pode ser usado pelas impressoras 3D!
Ou seja... será o complemente perfeito para todos os que queriam dar uso "non-stop" às suas impressoras 3D, sem receio de despedícios. Aliás, mesmo no caso de experiências falhadas, ou peças de testes, podem simplesmente voltar a atirá-las para este "reciclador", para que de novo possam alimentar a vossa impressora.
(Já imagino alguém a montar um sistema onde um filamento gerado por este FilaBot seja usado para imprimir uma peça 3D, que é depois atirada para dentro da FilaBot para ser reciclada novamente, em ciclo contínuo de impressão, destruição, e reconstrução! :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Simplesmente fantástico!
ResponderEliminar