2013/01/15

PowerVR Series 6 "Rogue"


Sendo eu um fã das PowerVR desde o seu inicio (cheguei a ter uma Matrox m3D - no tempo em que as placas 3D eram apenas aceleradoras 3D, e nem sequer tinham saída de vídeo - que era feita pela placa gráfica à parte), é com especial prazer que vejo que a sua preserverança agora está a dar frutos... nos mobile. Nos smartphones e tablets, as PowerVR têm permitido fazer coisas que em breve começarão a rivalizar com as placas gráficas dos computadores desktop, como podemos ver neste preview do que poderemos esperar das novas PowerVR Series 6 "Rogue".

Para além do suporte para OpenGL ES 3.0, com coisas como o instancing (que permite replicar múltiplos conteudos repetidos de forma eficiente - como prédios de uma cidade, ou árvores numa floresta - e até aplicar transformações, sem necessidade da intervenção do CPU), estes chips são também capazes de fazer antialiasing 8xMSAA por hardware. Funcionalidades que permitirão aos developers mais rapidamente adaptarem ou transferirem jogos concebidos para as potentes placas gráficas dos PCs para os equipamentos mobile.


Nesta demonstração, a PowerVR está a ser simulada por uma placa com FPGAs (chips programáveis), mas que não é representativa do nível de desempenho que o chip final terá... Portanto... vai ser aquilo que podem ver... mas ainda mais rápido. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)