2013/01/31

Firefox passa a Click to Play


Alguns utilizadores poderão ficar um pouco surpreendidos quando no novo Firefox se depararem com umas caixas que dizem que será necessário clicar nelas para activar os conteúdos. Mas, não estranhem... pois é mesmo assim. A Mozilla quer que sejam os utilizadores a ter controlo sobre aquilo que os seus browsers estão a executar, e por isso vai bloquear todos os plugins excepto a mais recente versão do Flash (para que o susto não seja mesmo muito grande).

Será apenas uma questão de hábito para que se habituem a clicar numa destas caixas "click to play" para confirmarem que querem mesmo ver o que lá está (quer seja um PDF, ou conteúdo Silverlight, ou outro)... e no caso em que isso se começar a tornar chato, poderão também dizer que em determinados sites querem sempre que os plugins sejam executados automaticamente - e fica o assunto arrumado.

As vantagens são imensas, pois o browser não desperdiçará recursos a executar conteúdos recorrendo a plugins externos, que para além das potenciais falhas de segurança poderão ser causadores de instabilidade do sistema (ou gastadores de memória), fazendo também com que o desempenho do browser seja mais satisfatório.

Para quem usar o Chrome, poderá também fazer o mesmo e suprimir todos os conteúdos de plugins que ficarão "escondidos" por trás do click-to-play  - algo que eu próprio faço há bastante tempo e recomendo. Tirando a excepção de correr sempre o Flash no site do YouTube... não me tem incomodado nada, muito pelo contrário. :)

3 comentários:

  1. Vou experimentar, é daquilo que não custa nada. Se melhorar tudo bem, se não posso sempre desativar! Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  2. "As vantagens são imensas, poiso browser"

    pois o b.....

    ResponderEliminar
  3. Há anos que considero essencial, seja qual for o browser, ter uma extensão/add-on/whatever que bloqueie cenas em Flash até eu clicar. Até porque tenho sempre imensas tabs abertas e o uso de CPU era tremendo de outra forma.

    ResponderEliminar