2013/01/31

Os Blind-Dates dos Jogos Online


Há muito tempo que ando para partilhar convosco a estranha sensação com que fico quando entro em jogos online com "estranhos". É uma experiência que tanto pode ser aterradora, como entusiasmante, como pura e simplesmente frustrante. Uma experiência que tenho que comparar inevitavelmente com um "blind-date"... mas em versão de grupo.

Neste caso, refiro-me aos jogos para PC, já que quando se trata de jogos na Xbox ou PS3, o mais provável é apanhar-mos "miúdos irritantes" que nos fazem perder a vontade de jogar seja o que for a não ser com pessoas conhecidas. Nos PCs, a coisa é um pouco mais aleatória... pois num jogo de guerra podemos ter como camaradas rapazes e/ou raparigas de tenra idade, como pessoal adulto, como até alguns veteranos já com idade "avançada" (sim, já apanhei alguns) - e o que é certo é que não se pode dizer que haja faixas etárias melhor que outras - como em tudo na vida, cada qual é como é... e não há nada a fazer.

Ultimamente, o jogo que me tem ocupado o tempo nas sessões online com estranhos é o Warface, e posso dizer-vos que é um jogo que me faz recordar as saudosas e longas sessões de Enemy Territory noutros tempos. Nas missões cooperativas, de cinco jogadores, é uma autêntica lotaria saber o que nos vai calhar - e isso é algo que faz toda a diferença entre uma sessão de jogo memorável, ou uma sessão "para esquecer".

Particularmente nos níveis de dificuldade mais elevados, onde é essencial jogar como equipa e não como "Rambo" em busca de pontos, rapidamente se vê de que tipo de fibra são feitos os nossos colegas de equipa. Os que vão em busca de pontos ou de glória rápida, rapidamente morrem - ou causam a morte de outros membros da equipa - eliminando desde logo qualquer hipótese de sucesso. Quando tal acontece é engraçado assistir à debandada geral dos jogadores no final do "round", em busca de novas paragens.

Mas... de vez em quando (e felizmente, de forma até bastante frequente), quer o destino que esses cinco jogadores acabem por ser pessoas que em pleno jogo, com inimigos a disparar e explosões por todo o lado, quase conseguem adivinhar o que os colegas estão ou vão fazer... e tudo decorre magnificamente. São essas as memórias e as sensações que nos fazem ter vontade de voltar para mais no dia seguinte... e novamente nos sujeitarmos à louca lotaria dos "camaradas" que vamos ter como colegas de jogo.

1 comentário:

  1. Anónimo1/2/13 02:44

    É mesmo uma sensação muito boa quando se apanha uma equipa de jeito! Não jogo muitos jogos multiplayer, pelo que a minha experiência é limitada ao LFD do WoW. Curto particularmente quando apanho o que o pessoal chama uma 'silent killing machine' ou seja, outros 4 jogadores que sabem plenamente o que estão fazer e portanto nem se dão ao trabalho de dizer mais do que um 'hi' no chat e a destruímos a dungeon como uma máquina bem oleada. Ah!

    ResponderEliminar