2013/01/17

Nexus 7 supera iPad Mini no Japão

Ultimamente têm surgido relatos de que os produtos da Apple já não estão a cativar os mais jovens, e a isso juntam-se pareceres de analistas que dizem que as vendas da Apple deverão estagnar nos próximos anos, sendo incapazes de competir com a avalanche de modelos Android que vão surgindo no mercado a cada semana.

Tudo isso vale o que vale - e no que diz respeito a análises, bem sabemos que por cada uma que diga uma coisa, outra aparece a dizer o contrário. Mas, nalguns casos o melhor é deixar os números falarem por si: no Japão, o Nexus 7 está a ter mais sucesso que o iPad mini.

Sem dúvida que o preço inferior será um argumento de peso na hora da decisão, mas isso por si só não seria suficiente para cativar os clientes se a experiência de utilização não fosse - no mínimo - "agradável". Mas, até nestes números os argumentos poderão ser batalhados de parte a parte: na altura o iPad mini estava com pouco stock nas lojas, o que também terá ajudado a que o Nexus 7 atingisse os 44.4% face aos 40.1% de quota de mercado do mini tablet da Apple.


Mas, o que todos anseiam saber é se isto será uma tendência que irá crescer no futuro imediato, ou se é um fenómeno passageiro e explicado pelas tais faltas de stock. O que eu "sei", é que caso o Nexus 4 estivesse realmente disponível e em quantidade, poderia garantir que rapidamente superaria toda e qualquer quota de mercado de qualquer outro smartphone. Infelizmente, enquanto o Google vai dizendo que a culpa é da LG, e a LG diz que do seu lado tudo está a decorrer de acordo com o que o Google pediu... quem desespera são todos aqueles que desejavam ter um desses smartphones nas mãos... hoje mesmo!



3 comentários:

  1. Penso que foi mesmo azar a parceria com a LG. Se o Nexus 4 tivesse sido produzido por outra marca (samsung, htc, sony, motorola...) acho que não iriam ter problemas de stock, ou pelo menos desta dimensão.
    A Google tem vindo a consolidar a marca Nexus aos poucos, mas
    se continuar a apostar nestes equipamentos cuja relação qualidade/preço é muito boa, e se continuar a desenvolver o seu OS Android como tem feito até agora, a sua quota de mercado irá sem dúvida subir.

    ResponderEliminar
  2. Encaro essa questão de vendas de um produto tecnológico sob dois prismas:
    1º) Se sucesso de público fosse algo necessariamente associado a ter qualidade, "50 Sombras de Grey" seria um óptimo livro, "Twilight" seria um óptimo filme e "Aí se eu te pego" seria uma óptima música. Obviamente podemos ter qualidade associada a grande sucesso, vide "Game of Thrones", "Lord of the Rings" ou "Ainda Bem", mas sao casos mais raros. Na maioria das vezes a qualidade de obras como "Criação", "Blade Runner" ou "Time of the Season" ficam longe de serem sucessos.
    2º) Desde que o produto seja bom, tenha um preço compatível com sua qualidade ( ser caro ou barato nem sempre é uma questão absoluta) e sirva aos meus desígnios, eu simplesmente não me importo se a empresa que o produz tem ou não sucesso. Na esteira dos recentes (e excelentes) artigos publicados aqui no AadM sobre "fanboys e "haters, eu não me considero nem uma coisa nem outra. Gosto (e possuo) objectos da Apple, Samsung, Sony, Microsoft, etc. Interessam-me os produtos em si. A falência de qualquer dessas empresas não consumiria sequer um pequeno lamento da minha parte, pois não deixaríamos de ter bons produtos produzidos por outras empresas.

    ResponderEliminar
  3. Isto dos sucessos da marca X vs. marca Y enervam-me profundamente porque isto é 100% marketing: andam todos os dias a "injectar" dinheiro nos mídia para que o produto X ou Y pareça melhor do que o outro. Não tem nada haver com o AADM (óbvio, sou leitor multi-diário e é o meu site de eleição), mas sim com as noticias internacionais. Hoje em dia, como leio quase tudo por RSS, posso afirmar que 50% das noticias são "a marca X é mais popular que a marca Y"; "a marca Y vendeu mais que a marca X". Epa, mas interessa-me lá alguma coisa isso? Isso é um SPAM INFORMATIVO de etiologia corporativa! O que eu gosto de ler são REVIEWS que comparam produtos, APPS que saem para um / outro e comparações entre elas! Agora interessa la alguma coisa que na china se venda mais a marca X, no japao a marca Y, e que a Apple tenha mais sucesso segundo o jormal B e a Google mais sucesso segundo o jornal C? Enfim...

    ResponderEliminar