2013/01/17

Os Haters

Depois de nos ter falado dos fanboys, a Alexandra Pedro regressa com um post dedicado aos haters - uma curiosa raça de criaturas que habita na internet (e não só)! :)


Hoje trago-vos mais um post dedicado aos fans, se bem que agora à componente oposta aos fanboys: os Haters!

Define-se por hater alguém que, dado uma marca ou serviço ou que seja, é incapaz de considerar que essa marca possa fazer algo de jeito. São um bocado como fanboys completamente invertidos!

Uma curiosidade é que em certos casos alguns destes haters até acabam por usar os produtos da marca que dizem detestar. Porque será? Em alguns casos é fácil perceber porquê (um jogador que não goste da Microsoft muito provavelmente continuará a usar o Windows - por "obrigação") mas noutros torna-se bastante mais complicado perceber porque é que alguém se recusa a ver o lado bom da situação.

Dou mais uma vez o meu exemplo pessoal: Sempre fui um bocado hater da Microsoft (M$), da Apple e da EA. Só numa delas é que considero ter razões de queixa suficiente para justificar o meu "ódio" - da EA pelos esquemas de money-grabbing e pelo DRM super invasivo - mas das outras duas, as minhas razões não são suficientes para justificar a aversão que sinto ao ver sequer o logo destas companhias; nem sequer posso dizer que fui de alguma maneira prejudicada por estas marcas. Trata-se apenas de uma questão de empatia (ou neste caso, da falta dela).

Quero portanto fazer o mesmo apelo aos haters que faço aos fanboys. Lembrem-se sempre que:

  1. A marca que odeiam não é necessariamente “evil”,
  2. ... e também faz coisas boas!


Tenham uma boa semana! : )




[por Alexandra Pedro]

4 comentários:

  1. Acho que todos nós somos um pouco haters (ou fanboys) em certa medida e em relação a determinadas brands. O extremar das posições é que se torna irracional, claro.
    Felizmente aqui no nosso canto temos tido muito poucos exemplos de fanboys/haters a levar as discussões ao extremo da imbecilidade ;-)

    ResponderEliminar
  2. PT. Se há empresa que me tira do sério é esta. São inúmeros os utilizadores que, como eu, se queixam de velocidades baixas e linhas instáveis e depois torturam-nos sadicamente com anúncios televisivos para velocidades de 400Mb garantidos...
    A última foi terem-me enviado a casa um vendedor a fornecer um serviço que quero subscrever já desde 2006. Claro que depois de propagandeado descobriu-se que estava indisponível.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou claramente um hater de duas empresas:
    Apple - Por usurparem ideias dos outros, darem-lhe uma nova cara (e brilhante, diga-se!) e venderem com ideias originais suas - coisa que andou a culpar a MS de fazer durante anos com o MacOS;

    LG - Por experiência própria, qualquer gadget deles que saia para o mercado é tão facilmente lançado como esquecido de updates ou correções (e normalmente em termos de software não são poucas)

    Sim tenho iPod que não uso há anos, porque odeio o iTunes para PC que basicamente é um enorme bug e não um software. Já tive um iBook e um Mac Mini;
    Tenho um monitor LG, porque vendi tudo o que tinha dessa marca. Tinha um smartphone e um gravador de DVD portátil.

    Mas para ambas empresas apesar de não comprar os produtos, tenho de admitir que no caso da Apple as campanhas de marketing são simplesmente geniais assim como a qualidade dos materiais usados. A LG conseguiu fazer do mercado de eletrónica mais acessível ao comum mortal, portanto, não posso de forma alguma ser um completo hater!

    Anyway, sou um Android fanboy completo! Portanto um anula os outros dois por completo eheh :P

    ResponderEliminar
  4. Eu sou um hater da M$, para mim morria hoje :D e claro continuo a achar que o melhor office é o deles :) , um hater não tem de necessariamente desgostar de tudo na companhia, pode simplesmente como eu achar que essa empresa é na globalidade nefasta para si e esse é o meu caso, eu já ficava contente em a M$ perder mercado para deixar de fazer as práticas anti concorrenciais que sempre fez só isso.Gostava que a M$ continuasse a fazer os eus produtos mas que fosse tudo um pouco mais interoperacional, enquanto não for, deseja tudo de mal....

    ResponderEliminar