2013/02/21

Backblaze Revela 3ª Geração dos seus Storage Pods



Lembram-se da Backblaze, empresa que oferece espaço ilimitado para backups mediante uma mensalidade fixa, e que resolveu partilhar com o mundo a sua solução para servidores com gigantesca capacidade de armazenamento a baixo custo?

Agora volta a fazer o mesmo, para a sua terceira geração de Storage Pods, que contam com algumas melhorias. Com capacidade para 45 discos, estes Storage Pod 3.0 podem agora conter até 180TB de dados se se usarem discos de 4TB; contam com um sistema anti-vibração de fixação que poupa até uma hora na montagem e facilita a subsituição de discos; usa uma nova motherboard e CPU, suportando boot de discos de 2.5" e 3.5" e em RAID1 com um segundo disco de 2.5". Também a circulação de ar foi melhorada e... o mais importante, todas estas melhorias chegam com um custo total mais reduzido (o preço de um storage pod sem discos passou de $1,984  para $1,942 (uma redução de 2% pode parece insignificante mas... multipliquem por 100 ou por 200... e é melhor que nada!) Neste momento a Backblaze tem cerca de 450 dos seus Storage Pods, num total de mais de 50 Petabytes.


Claro que o custo principal continua a ser o preço dos discos (45 discos de 4TB podem ficar perto dos $9,000 dólares)... mas... caso precisem de ter 180TB aí por casa, é provavelmente a forma mais económica de o conseguirem. (E convém referir que lançaram recentemente a sua App Backblaze para iOS.)




P.S. Se estão curiosos por saber como é que este tipo de serviços terá utilidade caso tenham alguns terabytes de dados em backup, e não estejam dispostos a demorar semanas (dependendo da velocidade da vossa ligação à internet) para os recuperar. Poderão gostar de saber que a Backblaze vos dá a opção de recuperar os dados em discos ou pens USB (os discos são de até 3TB, as pens de até 64GB), com preços de  $189 e $99 respectivamente, já com portes incluidos para qualquer parte do mundo - e que depois poderão usar como bem entenderem, já que ficam para vocês.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)