2013/02/21

Todas as Páginas na Web Podem ser Ligadas em 19 clicks (ou menos)


Não sei se estão a par do conceito de "seis graus de separação do Kevin Bacon", que diz que quaisquer dois actores em Hollywood poderão ser relacionados com Kevin Bacon através de uma cadeia máxima de seis pessoas com quem tenham trabalhado. Uma ideia que na verdade tem uma origem bem mais vasta e que se aplica a quaisquer duas pessoas no planeta, sendo provável, por exemplo, que alguém que eu conheço conhecerá alguém que conhece alguém que conhece alguém que conhece alguém que conhece pessoalmente o presidente Obama. E agora, um físico húngaro decidiu fazer algumas investigações, e aplicar o mesmo conceito a todas as páginas web na internet.

Na internet as páginas ficam um pouco mais afastadas que estes seis graus de separação, mas diz ele que quaisquer duas páginas web estarão a um máximo de 19 clicks de distância entre elas.

Uma descoberta que tanto tem de curiosa como de preocupante, já que revela a existência de alguns grandes núcleos de ligação na web, que caso alguma vez sejam vítimas de hacking, poderão servir para ter acesso a um grande número de outros sites e utilizadores. Ainda assim... não deixa de ser fascinante pensar em todas as interligações neste emaranhado que apropriadamente é chamada "web", e também descobrir que independentemente do número de páginas analisadas, quer sejam 1 milhão ou 1 bilião, a grau de separação entre elas mantém-se sempre constante nestes 19 clicks.

1 comentário:

  1. Eu acho que quaisquer duas páginas estão apenas a um click de distância. Mete-se o nome do que queremos na barra do browser, aquilo procura no google, click, tás lá xD

    ResponderEliminar