Qual será o valor de ter a ideia certa na hora certa e local certo, e ter a sorte de ter por perto alguém que possibilite transformar essa ideia em algo que poderá crescer no futuro? Se por cá não temos por hábito incentivar essa criatividade e partilha, noutros países é uma tradição bem mais popular, que resulta em coisas como este Google Science Fair.
Esta "Feira de Ciência Google" é uma competição on-line aberta a estudantes de todo o mundo, que tem por objectivo uma nova geração de cientistas e engenheiros que ajudem a mudar o mundo através de ideias inspiradoras. Está aberta a jovens entre os 13 e os 18 anos de idade e conta com parceiros como o CERN, Grupo LEGO, a National Geographic e a Scientific American.
Para servir de iunspiração, o Google não deixa de referir alguns exemplos que demonstram a capacidade das jovens mentes brilhantes:
"Aos 16 anos Louis Braille inventou o alfabeto para cegos. Aos 13, Ada Lovelace ficou fascinada com a matemática e escreveu o primeiro programa de computador. Aos 19, Alexander Bell começou a fazer experiências com som e inventou o telefone. Ao longo da história, muitos grandes cientistas desenvolveram a curiosidade pela ciência desde os primeiros anos e abriram caminho as grandes descobertas que mudaram a forma como nós vivemos."Como prémios os jovens estudantes poderão ganhar bolsas de estudo, viagens e experiências com os parceiros da iniciativa e ainda prémios para as escolas dos vencedores.
As candidaturas podem ser apresentadas em Português e o prazo termina no dia 30 de Abril. Em Junho serão conhecidos os 90 finalistas regionais - os 15 melhores irão participar na final que decorrerá em Setembro na sede do Google na Califórnia.
Se estudas e tens entre 13 e 18 anos, não deixes de participar nesta aventura - no mínimo será uma excelente oportunidade para expandir horizontes; e se correr bem... poderá ser uma experiência que mudará a tua vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)