2013/02/05

Notícias do Dia

Já está disponível o jailbreak para todos os iPhones e iPad com iOS 6.x, e o Google desafia os jovens estudantes a mudarem o mundo. Mas, enquanto esperamos para ver que ideias os jovens portugueses irão propôr, ficamos com as notícias do dia.

(E se ainda não o fizeste, não te esqueças de votar no livro O'Reilly que queres para este mês - a luta está renhida entre dois candidatos! :)


Inglaterra usa micro-helicópteros para vigiar Afeganistão


Parece algo saído de um filme de ficção, mas é a mais pura das verdades. Em vez de usar dispendiosos e volumosos drones para vigiar territórios perigosos, o departamento de defesa inglês vai dar uso a pequenos micro-helicópteros robóticos que poderão fazer o mesmo tipo de trabalho por um custo bastante inferior (e de forma bastante mais discreta).

Estas pequenas máquinas têm câmaras que podem transmitir fotos e vídeo em tempo real para a base de comando - e têm uma autonomia de 30 minutos.

Mas, falando de robots espião que querem passar despercebidos...


Robot usa o Ruído Ambiente para se Camuflar

O que fazer quando não se consegue criar um robot tão silencioso como o que se pretendia? É fácil... faz-se uso do ruído ambiente para mascarar o seu próprio barulho. Poderá parecer uma ideia descabida, mas é mesmo o que faz este pequeno robot com o seu microfone de alta-sensibilidade.

Escutando atentamente o barulho ambiente, o robot pode determinar quando é seguro movimentar-se sem que o seu ruído chame atenções indesejadas. O sistema é atá capaz de analisar os sons para tentar determinar qualquer será a sua duração: por exemplo, um ruído ocasional que durará apenas 1 segundo; ou barulhos continuados que lhe permitam chegar a um novo esconderijo.


Óculos 3D com Eye Tracking

Enquanto vamos aguardando que o Holodeck se torne real (vamos lá ver a  futura Xbox nos trará alguma novidade nesse sentido), e os óculos de realidade virtual baixem de preço, há empresas que não deixam de apostar em sistemas imersivos que nos permitam entrar dentro de um cenário digital. Coisas como estes óculos 3D da SMI que para além de permitirem detectar com precisão a posição e orientação da cabeça, também permitem detectar para onde se está a olhar (graças a pequenas câmaras nos óculos apontadas para os nossos olhos).

O resultado é que se pode criar um ambiente virtual em 3D que seja perfeitamente adequado aos nosso olhos a nível de perspectiva, para uma imersão "quase real".




Acer Iconia W700 


O Acer Iconia W700 parece fazer o impossível, ao colocar um PC "completo" (com i5, 4GB de RAM, SSD de 128GB, eecrã FullHD) num formato tablet, e a um preço que não sendo barato também não se pode dizer que seja caro: $1000. No entanto, os primeiros testes revelam aquilo que há muito tenho vindo a dizer... que o Windows 8 não pode pretender ser um sistema operativo adequado para tablets *e* para desktops ao mesmo tempo. Ao tentar sê-lo faz com que não seja bom em nenhum dos casos.

No caso destes tablets Windows 8, a alta resolução faz com que seja praticamente impossível utilizar o windows sem a utilização de um rato.

Sou só eu a achar que isto com um teclado slide-out com trackball seria um sério e digno descendente dos OQO?


Twitter prepara Autenticação com 2 Step?



Parece que o Twitter entrou em velocidade warp depois do fiasco de segurança que revelou os dados de centenas de milhar de utilizadores, e está a contratar um engenheiro especialista de segurança. Dizem que será para implementar um sistema de autenticação 2 step...

Que vos disse eu na altura? Está na hora dos sites que levem a segurança dos seus utilizadores a sério abandonarem de uma vez por todas a noção de que uma password pura e simples é suficiente para manter a segurança. Não é. Ponto final. Implementem uma solução com validação "2 step", ao estilo do Google, Dropbox, e outros. Os utilizadores agradecem.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)