2013/02/05
Panasonic Desenvolve Sensor de Imagem à base de Difracção
Se se lembram do artigo sobre o padrão bayer que existe em praticamente todas as câmaras com sensor de imagem CMOS, saberão que os fabricantes procuram desesperadamente encontrar novas formas de criar sensores de imagem mais eficientes e que permitam captar imagens com maior qualidade e com menor quantidade de luz.
A Panasonic propõe agora um sistema de deflectores que poderá aumentar essa sensibilidade duas a três vezes face a um sistema de filtros convencionais.
Num sistema convencional, a luz que chega a cada subpixel do sensor é apenas uma fracção da luz total (já que os filtros absorvem grande parte da luz). Com o sistema da Panasonic esses filtros coloridos desaparecem, sendo substituídos por um sistema de deflectores que cria interferências e difracção na luz, permitindo que 100% da luz chegue ao sensor de imagem (e sendo as cores calculadas com base nessas interferências).
O resultado prático é que numa cena onde um sensor normal receba apenas 50% da luz efectiva, este sensor conseguirá receber 100%, criando imagens muito mais luminosas.
Vamos lá ver quanto tempo demorará até que câmaras com este sensor cheguem ao mercado e possam ser postas à prova.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)