2013/02/15

Google Partilha dados dos Utilizadores quando Compram Apps


Hoje em dia tudo parece servir para se fazer uma "caça às bruxas", especialmente quando se desfraldam as bandeiras da "protecção da privacidade" dos utilizadores. O último caso coloca na mira o Google, que disponibiliza alguns dados dos utilizadores quando efectuam uma compra com os developers dessa App.

Os dados em questão são o nome, email, e zona onde vivem - dados que mesmo que não estejam expressamente explícitos que sejam partilhados na compra de Apps, não me chocam nada que o sejam (no caso das subscrições no Google Play é indicado que esses dados são partilhados) . Afinal... se estamos a confiar em alguém para lhes pagar por algum produto, será assim tão chocante que tenham forma de contacto? Mas, aceito que haja quem fique preocupado com isso.

Aliás, o próprio Google inicialmente usava endereços de email alternativos para que o email pessoal do utilizador não fosse dado aos vendedores - mas há alguns meses decidiu deixar de o fazer e usar os dados reais. (Não sei porque motivo o terão feito... era uma forma simples de se protegerem contra estas questões).

Igualmente importante será saber se é merecedor que se grite "falha de segurança/privacidade" num caso como este, em que até se torna aceitável (ou até mesmo necessário) a disponibilização de dados dos clientes. Alguns developers já disseram que para efeitos das declarações para as finanças, são obrigados a ter a morada dos clientes, e que portanto estes dados têm que ser fornecidos, mesmo no caso de serem Apps.

Será que podemos mesmo dizer que se trata de uma "falha" que coloca em risco a privacidade dos utilizadores? Ou será simplesmente uma tentativa de criar uma tempestade num copo de água, que quando muito mereceria apenas uma ligeira clarificação nos termos de utilização do serviço?

6 comentários:

  1. Se fosse a Apple, era tudo a cair com um pau em cima, a falar da violação da privacidade e dos criminosos que eles são, e onde já se viu, e isto e aquilo. Como é a Google, então tudo bem, é uma tempestade em copo de água, que eles até precisam da nossa morada e tipo sanguíneo para as finanças, que com o IRS não se brinca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, no caso da Apple não precisam disponibilizar os dados porque ele já fazem o pagamento aos developers "livre de impostos", ou pelo menos de forma a que não têm que disponibilizar os dados dos compradores de forma individual.

      É uma boa opção.

      Eliminar
    2. Dirias até mesmo "uma melhor opção", ou não vais tão longe? =P

      Eliminar
    3. Será melhor para quem quiser comprar apps sem que saibam que é; será pior para developers que até dêem bom uso a ter os emails dos seus clientes compradores.

      Como disse, a mim não me choca nada que os dados dos compradores sejam partilhados com os vendedores - tal como o são quando se trata de comprar produtos físicos. Mas, já o disse e volto a dizer: aceito perfeitamente que haja quem se possa sentir incomodado com isso. Se for o caso, que reclamem com o Google, ou que deixem de comprar.

      Eliminar
  2. Troca email por número de telefone e temos os dados presentes publicamente numa lista telefónica... qual é o problem? Ou agora também vêm dizer que é muito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que podes pedir que retirem o teu número/nome da lista telefónica.

      Ou melhor, antes podias, já que atualmente nem sei se ainda são publicadas.

      Eliminar