2013/02/15

Notícias do Dia

Os veículos eléctricos voltam a ser atirar para o centro das antenções, com a polémica instalada entre a Tesla e o NY Times devido ao relato pouco abonatório feito por um jornalista. Temos a nossa t-shirt oficial de sexta-feira para vos oferecer... e não se esqueçam que continuam a poder ganhar bilhetes duplos para o World Failurists Congress no próximo dia 2 de Março em Cascais (só até ao final do dia de hoje, toca a participar!)

E seguem-se as notícias do dia, hoje com dose extra de notícias do Facebook.

Facebook pode exigir Nomes Verdadeiros


A Alemanha colocou o Facebook em tribunal relativamente à sua intenção de exigir que os utilizadores se registem com os nomes reais, dizendo que o serviço deveria permitir o uso de nomes falsos para quem pretender manter o seu anonimato. Mas não foi necessário muito para que os próprios tribunais alemães dessem razão ao Facebook.

O Facebook simplesmente argumentou que estando a sua sede Europeia baseada na Irlanda, não tem qualquer obrigação de cumprir com as leis alemãs.

Por muito que eu seja apologista da privacidade, acho que não faz grande sentido permitirem-se criar contas/identidas falsas em sites vocacionados para a "socialização" entre amigos. Para quem quer manter o seu anonimato, o melhor é ficar afastado do Facebook e considerar outras paragens.




Aldeia Rural Britânica instala Rede de Fibra a 1Gbps

Por mais velocidade que os operadores de Internet nos ofereçam, queremos sempre mais e melhor. Infelizmente, como quem vive longe de um centro urbano saberá, as redes destes operadores não chega a todo o lado. Basta sairmos um pouco das cidades para as opções se reduzirem drasticamente, e as velocidades de acesso à internet também.

Daí que não possa dizer que tenha ficado surpreendido por ver que um pequena comunidade rural britânica decidiu meter mãos à obra e instalar a sua própria rede de fibra óptica de 1Gbps.

Olhem que também conheço por cá vários casos de pessoas que não se importariam nada de cavar uns buracos para arrastar uma fibra até suas casas... Alguns deles caricatamente até têm a fibra a poucas dezenas de metros de suas casas, mas o operador diz que não tem planos de a fazer chegar até eles.


Ficha Lightning limita as opções nos acessórios


Vejam quantos acessórios existem para os iPhone 3G/3GS/4/4S; vejam quantos existem para o iPhone 5. A mudança de formato e principalmente a ficha Lightning têm sido um entrave aos fabricantes de acessórios. A única forma oficial de o fazerem implica que os chips da ficha Lightning sejam directamente fornecidos pela Apple, com números de série que identificam o fabricante e produto. E embora já comecem a surgir alguns acessórios não oficiais (e cabos Lightning), o panorama é assustador quando se considera que a Apple poderá tornar esses produtos obsoletos, com uma actualização de segurança que bloqueie os produtos não oficiais (assumindo que os chips "clonados" não são assim tão 100% idênticos como se desejaria).

Se em tempos até achava interessante ter equipamentos com "docks" para encaixar os produtos, actualmente acho que já não vale a pena arriscar, sabendo-se que num par de anos as coisas podem mudar e tudo ficar obsoleto. É mais seguro apostar nas transferências wireless... e não fosse a necessidade quase diária de recarregar a bateria... seria tempo de se dizer adeus definitivo ao emaranhado de cabos que ainda persiste em nossas casas. (Mesmo no caso dos carregadores sem fios, também eles têm que ter um cabo a ligá-los à tomada. O que seria interessante era ter o carregador integrado nas mesas, e carregando todos os gadgets que lá se pousassem, por exemplo...)


Facebook deixa pagar para promover Posts dos Amigos


Os utilizadores do Facebook já tinham disponível uma opção para promoverem os seus próprios conteúdos, fazendo com que fosse mais fácil chegar a um maior número de pessoas (desde que paguem para isso, obviamente); mas agora estamos prestes a entrar noutra fase: a de se poder pagar para promover conteúdos dos nossos amigos.

Não sei se será coisa que vá ser bem recebida, já que para além dos hipotéticos usos em que isso possa eventualmente fazer sentido, me lembro de inúmeras situações em que tal poderá ser abusado (estão a imaginar algum amigo que decida promover uma vossa foto embaraçosa para que seja vista por mais gente?)

Como sempre, haverá gente para tudo... e é só esperarmos para ver se não começam a chover processos em cima do Facebook devido a esta nova funcionalidade que está agora a ser distribuída pelos utilizadores.


Mas se há coisa que mereça ser promovida... é a que vem já a seguir: :)


Chegamos aos 2000 Likes no Facebook

Para terminar as notícias de hoje em ponto alto, obrigado a todos os que nos seguem (também) no Facebook, e que vão clicando nos likes, a nossa página no Facebook chegou ao bonito número dos 2000 Likes. :)

Venham os próximos 2000... e para isso não se esqueçam de fazer likes, shares, no Facebook, no Twitter, no Google+ ou em qualquer outro lado, para que cada vez mais pessoas possam ficar a conhecer o mundo da tecnologia que fica aberto até de madrugada. :)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)