2013/02/08

Os Pontos nos Endereços do Gmail



Se são utilizadores do Gmail, já deverão saber (ou vão ficar a saber agora) que os pontos inseridos no endereço de email são ignorados. Quer isto dizer que para o Google é irrelevante que façam login, ou divulguem o vosso email como sendo:

  • omeuemail@gmail.com
  • o.meu.email@gmail.com
  • ou até mesmo:
  • o.m.e.u.e.m.a.i.l@gmail.com
Todos eles dão acesso à mesma conta, e todo o email enviado para qualquer um deles será também recebido nessa mesma conta.


Isto é algo que para alguns utilizadores é uma carga de trabalhos, que recebem mail destinado a outras pessoas que erradamente pensam ter acesso a essa conta de email; e para outros é algo que pode ter a sua utilidade, permitindo ver que empresas é que andam a espalhar o seu email. Ou seja, se se registarem num site de compras com alguns pontos extra no vosso email, facilmente detectarão que divulgou o vosso email caso posteriormente comecem a receber emails publicitários de outras empresas enviados para esse endereço com ponto.

Mas, há também uma funcionalidade adicional em que podem ser úteis.

Já vos aconteceu quererem registar-se múltiplas vezes num mesmo site ou serviço? Na maioria das vezes isso obriga a que se criem novas contas de email apenas para esse propósito; mas usando esta técnica dos pontos isso deixa de ser necessário.



Ao tentarem registar-se com o vosso email, estes serviços irão dizer que já estão registados. Mas bastará introduzirem um ponto no vosso email para que este passe a ser considerado como sendo um novo email, e assim já possam registar-se novamente (e sem a necessidade de criarem um email extra para isso).

Que tal como táctica para se registarem múltiplas vezes num site ou serviço sem necessidade de criar emails adicionais?

Claro que nada impede que este serviços no futuro possam detectar esta artimanha - não seria difícil encontrar e filtrar este caso especial no caso de endereços do Gmail, e ignorar os ponto - pelo que não é algo que recomende fazer.

Fica a informação. :)

15 comentários:

  1. But wait, there's more!

    Também se pode fazer: username+qqcoisa@gmail.com (onde qqcoisa pode ser virtualmente qualquer texto) que os emails enviados para esse endereço vão ter à nossa conta.

    Querem uma conta para o facebook? username+facebook@gmail.com

    Para o foursquare? username+foursquare@gmail.com

    Dá muito jeito :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas vão directamente para as labels. ;)

      Eliminar
    2. Não funciona, o Gmail não aceita caracteres como o "+"

      Eliminar
    3. @Luis o email é criado normalmente, mas depois se deres o email com o "+" dá para criar labels automaticamente na conta de gmail respectiva.

      Eliminar
    4. Já percebi como funciona :D
      Muito obrigado Carlos Martins.

      Eliminar
  2. Yo, brother, funciona!

    Esta foi completamente out of the "box".

    :-)

    ResponderEliminar
  3. Que dicas geniais :O
    Acabaram com os problemas de excesso de emails criados. Este Gmail é um doce :D

    ResponderEliminar
  4. Que dicas geniais :O
    Acabaram com os problemas de excesso de emails criados. Este Gmail é um doce :D

    ResponderEliminar
  5. Mas então... conheço gente que tem um mail do tipo nome.outronome@gmail.com porque na altura do registo o mail nomeoutronome@gmail.com já estava a ser utilizado. Isto quer dizer que partilham uma mesma conta de email com um desconhecido? Ou que eu posso criar uma conta semelhante à de outra pessoa para poder espreitar- lhe os mails?

    ResponderEliminar
  6. Mas então... conheço gente que tem um mail do tipo nome.outronome@gmail.com porque na altura do registo o mail nomeoutronome@gmail.com já estava a ser utilizado. Isto quer dizer que partilham uma mesma conta de email com um desconhecido? Ou que eu posso criar uma conta semelhante à de outra pessoa para poder espreitar- lhe os mails?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Actualmente não conseguirás criar uma conta com nome que já exista. Não sei se existirão contas "antigas" onde os pontos sejam tratados diferentemente. Mas penso que não (referindo-me apenas ao Gmail). Noutros serviços os endereços com pontos são diferentes dos "sem pontos".

      Eliminar
  7. Pedi a uma dessas pessoas que testasse e realmente funcionou. Resta saber pq motivo na altura do registo não permitiram o endereço sem pontos...

    ResponderEliminar
  8. Com isto quero dizer que não se aplicou a teoria das contas "antigas" onde os pontos são tratados de outra forma. O endereço sem pontos estava disponível.

    ResponderEliminar
  9. Cuidado que este truque dos pontos nas contas não parece ser como dizem, perante informações disponibilizadas pela própria Google.

    Dots (.) are recognized by Google Apps. This is not the same as Gmail. If you create a user account called username, this user will not be able to receive messages addressed to user.name, or us.er.na.me, or any other combination of dots that are used in Gmail. To allow your users to receive mail with dot variations, create a nickname.

    ResponderEliminar
  10. Sim, mas como essa própria explicação diz: "This is not the same as Gmail".
    Aqui estamos a falar precisamente do caso do Gmail. :)

    ResponderEliminar