2013/02/08

Google Drive já Permite Alojar Sites na Web


Por cá já estamos servidos com a CloudPT (que não só permite alojar páginas HTML, como também definir domínio personalizado), mas o Google parece não ter demorado a chegar à mesma conclusão. O Google Drive pode agora alojar páginas web, CSS e Javascript que ficam disponíveis publicamente na web.

Quer isto dizer que ficam com mais uma opção para colocarem páginas estáticas HTML na web, ou que dêem uso ao HTML5 e à potência do Javascript para fazerem o que for preciso, sem necessidade de arranjarem um hosting dedicado.


A única chatice é que o endereço disponibilizado dificilmente será algo memorizável, mas poderão sempre dar uso a um serviço de encurtamento de links que permita escrever um endereço personalizado (como por exemplo o tinyurl) para minimizar este aspecto. Mas mesmo assim, não se aproxima da versatilidade do domínio personalizado possível na "nossa" CloudPT.

Tirando isso, e mesmo sendo um site que fica no "Google Drive" (mantenho a opinião que a designação Google Docs fazia mais sentido ;P) é de esperar que a fiabilidade Google mantenha o vosso "site" no ar sem problemas de congestionamentos ou excesso de visitas.

3 comentários:

  1. Carlos, por favor adicione um serviço de redireccionamento, como uma das soluções de encurtamento de endereços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não for necessário o url personalizado mas apenas encurtado, podem usar ainda o do próprio google: o goo.gl

      Eliminar