2013/03/01

Myo uma Bracelete que Lê os Músculos


Filmes como o Minority Report ajudaram a popularizar os interfaces gestuais, onde podemos interagir com os computadores fazendo gestos no ar. Coisas que poderiam parecer ficção científica, mas que entretanto se tornaram possíveis, em maior ou menor grau, com maior ou menor complexidade e/ou praticabilidade. A Nintendo Wii veio massificar o uso de acelerómetros nos controladores para reconhecimento de gestos no espaço, e o Kinect da Microsoft levou isso ainda mais além com uma câmara 3D que detecta todo o nosso corpo; e agora temos este Myo que pretende fazer reconhecimento de gestos usando uma técnica bastante diferente: a leitura dos impulsos eléctricos com que o nosso corpo comanda os músculos.


Trata-se de uma banda que é colocada no antebraço e que é capaz de ler os impulsos eléctricos que movimentam os músculos, e que - acreditando que o seguinte filme é real e não apenas uma "previsão" do que eles acreditam ser possível fazer - permite fazê-lo com alguma precisão. Segundo eles, o sistema consegue detectar a intenção do movimento (quando a ordem inicial chega aos músculos) mesmo antes que o músculo comece a reagir; e para além disso, conta ainda com acelerómetros e giroscópios para detectar movimentos para além das mãos e dedos.

Com um preço de $149 e promessa de se tornar real lá para o final do ano, veremos se este Myo conseguirá modificar a forma como interagimos com os computadores. À partida, penso que sistemas como o Leap Motion e o Kinect (usando câmaras) serão mais versáteis e potentes para a maioria das situações - mas, sem dúvida que haverá casos onde este sistema possa ser muito interessante (por exemplo, será que tornará possível a um amputado usar algo como isto para controlar uma prótese electrónica?)

1 comentário: