2013/03/01

Notícias do Dia

Hoje já vimos como construir uma caixa anti-humidade para guardar material fotográfico (e de custo extremamente reduzido); e passamos por um protótipo de um smartphone que dispensa os OLEDs e LCDs, optando por um ecrã e-Ink.

Sendo sexta-feira (dia de início oficial do Fantasporto 2013), é também o dia em que se podem habilitar a uma das nossas fantásticas T-shirts oficiais. Relembro que para quem não quiser esperar pela "sorte", pode também comprá-las directamente por apenas 9,90€ (é o preço de custo, para que não vos pese demasiado no orçamento). Bem que gostaria de ver algumas delas a passear pelo Fantasporto... e por todo o lado. :)

Mas fiquem com as notícias do dia já a seguir:


Miúdo gasta $2,500 em compras In-App em 10 minutos


Se emprestarem o vosso iPad a um miúdo e ele vos pedir para instalarem um jogo gratuito, nada de mal pode acontecer, certo? Errado. No caso do pequeno Danny Kitchen, o jogo Zombie v Ninja revelou-se num presente envenenado quando em apenas 10 minutos ele já tinha gasto $2,500 bem reais em compras in-app neste jogo.

A Apple devolveu o dinheiro, mas este é apenas mais um dos muitos casos de jogos que apostam nestas tácticas para fazer dinheiro: jogos gratuitos, mas depois incentivando que todo e cada clique direccione para uma compra de "créditos" ou conteúdos extra dentro do jogo.




Google quer Web mais comprimida com Zopfli


Penso que será difícil imaginar o quanto uma simples redução de alguns kilobytes numa página web poderá representar para serviços como o Facebook e Google, que servem milhões de páginas por hora. Mas que serão números assustadores isso é mais que certo.

Para ajudar a poupar tráfego, o Google criou um novo sistema de compressão: o Zopfli. É um sistema que permite comprimir ainda mais os dados que com os sistemas anteriores, e que teve como preocupação não implicar recursos acrescidos por parte dos equipamentos que recebem os dados comprimidos.

Todo o trabalho extra que este sistema requer fica na parte do "compressor" e não do "descompressor", mas isso acaba por não ter grande impacto para a situação típica a que se destina: que será a de comprimir conteúdos estáticos que possam ser comprimidos uma vez e depois enviados para milhões de utilizadores.


Vulnerabilidade no HTML5 permite "encher o disco"

Para cada funcionalidade que é criada, depressa alguém aparece a usá-la de forma abusiva. No caso do HTML5 e da sua capacidade de guardar dados directamente no computador, alguém se lembrou de demonstrar como isso poderá ser usado para atulhar o disco com gigabytes de ficheiros falsos, ocupando todo o espaço livre disponível.

O "truque" passa pela utilização de sub-domínios para ultrapassar a limitação que os browsers têm para a quantidade máxima de dados que podem ser guardados neste modo.




Google com Tradução para dialectos


A tradução automática é algo que se irá revelar cada vez mais importante no futuro (esperem só até a China e Índia começarem a dominar a internet), e o Google tem feito uma forte aposta nesta área. Para breve, irá chegar uma funcionalidade muito aguardada, que é o facto de nem sempre o "inglês", ou o "português" serem falados de uma única forma.

Lá pelo meio do código do Google Translate já se encontram vestígios ainda desactivados de suporte para múltiplos dialectos por língua, e que permitirão que alguém fale em inglês de Inglaterra ou dos EUA ou da Austrália, e que o português contemple também o português de Portugal e o do Brasil; assim como o "espanhol" e o chinês.



Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)