2013/03/19

Próximo Nexus com Câmara Nikon e Ultrapixeis?


Ainda no outro falávamos dos rumores que se começam a levantar sobre o próximo Nexus 5, e eis que novos rumores surgem relativamente a um dos aspectos onde o Google mais precisa melhorar: a qualidade da câmara fotográfica.

Os Nexus sempre foram equipamentos altamente apetecíveis (e então no caso do Nexus 4, mais ainda) mas no entanto os seus sensores de imagem nunca estiveram ao nível do que melhor se faz. Talvez tenha sido como forma de reduzir os custos, ou então era simplesmente uma área em que o Google achava que não devia investir.

Mas no próximo Nexus parece que as coisas vão mudar. Vic Gundotra já tinha dito que iriam haver grandes novidades nesse campo, e agora surge um rumor que que diz no próximo Nexus o Google vai fazer parceria com a Nikon para dar um salto de gigante na qualidade das fotos e vídeo.

A nível do restante hardware as coisas são mais ou menos coincidentes com o que tinha sido apontado anteriormente, mas ligeiramente mais modestas: um Snapdragon 600 em vez do 800 (que deverá ser utilizado no futuro Tablet Nexus 10); 2GB de RAM em vez de 4GB; e bateria de 3140mAh em vez de 3300mAh. Praticamente garantido está o ecrã de 5" FullHD (que no entanto não será AMOLED, mas sim LCD).

Hardware que é bastante aproximado do que a LG oferece no seu G Pro, e que poderá indicar que o próximo Nexus continuará a ficar a cargo deles (vamos lá ver se as relações depois dos atrasos do Nexus 4, e diferencial de preço que praticamente assassina qualquer hipótese de venda do LG equivalente ao Nexus, o permitem).

Um último pormenor curioso é que referem que o sensor de imagem será um "triple camera sensor", o que me parece poder indicar que se tratará de uma tecnologia idêntica aos ultrapixeis que a HTC usou no seu One; e onde em vez de pixeis com filtros coloridos se usa um sensor com três camadas que capta a cor exactamente no mesmo local de exposição (em vez de ser ligeiramente ao lado).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)