2013/03/29

Unreal 3 já corre em Javascript


Ainda no outro dia falávamos das imensas possibilidades que a aproximação do desempenho do Javascript da do código nativo com o asm.js no último Firefox... e mal sabia eu que já iríamos ter um exemplo de luxo tão rapidamente.

Usando o emscript (um compilador para javascript) e o asm.js, uma equipa de developers da Epic e da Mozilla conseguir converter o popular Unreal Engine 3 inteiramente para Javascript (e fizeram-no em poucos dias!) Quer isto dizer que teoricamente se torna possível jogar qualquer um dos muitos jogos que utilizam este motor gráfico, dentro do browser, sem necessidade de qualquer plugin adicional.

Ao contrário do "native client" que o Google tem promovido, e onde o browser executa código nativo compilado, para ter desempenho igual ao de um programa "instalado" localmente; aqui trata-se de código javascript, e que portanto é implicitamente compatível com qualquer browser, independentemente do CPU que usar ou da sua arquitectura (x86, ARM, etc.) e portanto torna-se mais interessante a longo prazo como forma de tornar o javascript como a verdadeira linguagem universal para tudo - coisa que o "native client" pretenderia resolver com o "Portable Native Client", mas que ainda está também muito verde.


Para demonstrar o que é possível fazer-se a Epic usou a sua demo Citadel - que deverá disponibilizar publicamente nos próximos dias (actualização: já disponível). Mas se não quiserem esperar até lá podem sempre espreitar outros demos do emscript a correr no Firefox Nightly, como o BananaBread.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)