2013/04/29

Apps de Chat Ultrapassam os SMS


Já era previsível, e agora parece ser oficial: as mensagens enviadas entre smartphones usando apps de chat e mensagens já superou o volume de SMS. Graças a apps como o WhatsApp, iMessage, e outras, em 2012 o número de mensagens transferidas atingiu os 19 mil milhões, superando os 17.6 mil milhões de SMS - e com as previsões apontando para que em 2014, embora ambas continuem a subir, a diferença dilatar-se-á ainda mais: com 21 mil milhões de SMS contra uns incríveis 50 mil milhões de mensagens via Apps!

Um fenómeno a que não será estranho a apetência dos operadores de telecomunicações para "chularem" nos tarifários - e que embora agora comecem a oferecer SMS ilimitados, ainda continuam a separar os SMS enviados para as mesmas redes ou para outras. (Já imaginaram o que seria se pagassem por emails conforme o destinatário?)

Tal como nas ligações em casa - onde cada vez mais pessoas apenas querem internet, dispensando linha telefónica e TV - começamos a chegar a um ponto onde o plano de dados mobile começa a ter cada vez mais peso do que as chamadas/SMS... embora os operadores ainda tentem adiar a coisa um pouco mais proibindo a utilização de VoIP nalguns planos de dados.

Por enquanto os SMS ainda irão resistir... pois nem todos têm ainda smartphones, e há ainda a questão das muitas e variadas apps de chat/mensagem existentes... que fazem com que nem sempre seja fácil falar com todos (o Android bem que precisava de um sistema de mensagens universal que viesse de origem, ao estilo do iMessage no iOS - só que ao contrário deste, sendo aberto a outras plataformas.)

Talvez o novo sistema de mensagens que o Google anda a preparar, o Babel, possa resolver essa questão... mas até lá... resta-nos esperar que os operadores se convençam que os planos de dados têm que ser mais generosos. O ideal seria que os operadores adoptassem um sistema ao estilo do Gmail, que a cada dia vai aumentando o espaço disponível para cada utilizador. Os operadores bem podiam oferecer um pacote de dados que a cada dia fosse aumentando 1MB ao limite de tráfego mensal...

3 comentários:

  1. Carlos o GTalk não é uma espécie de iMessage do Google? Além de funcionar com Androids também funcionam no desktop através do Gmail e do G+, e até funciona em outras plataformas móveis através de serviços como o imo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mas... ainda não tem a simplicidade desejada nem a universalidade de um número de telefone.

      Por algum motivo eles querem remodelar tudo com o futuro Babel. Tenho esperanças que seja a solução que se está à espera. :)

      Eliminar
  2. Plenamente de acordo, acho "chocante" observar em alguns tarifários nacionais a ousadia de se cobrarem 14 ou até 15 cêntimos por um simples SMS...

    Felizmente começam a aparecer tarifários condizentes com o uso pretendido de um smartfone e que passaram a cobrar a cada MB de dados consumido e não a cada acesso diário como era norma até recentemente na generalidade de todos os tarifários.

    Ainda me lembro dos vários acessos acidentais ás páginas pré-configuradas do Operador e que saíam a 0.89€/cada ligação nos diferentes dias!!
    Para completar o telemóvel mal recebia os dados GPRS o que, além da frustração na altura, me causa ainda mais constrangimento presentemente ao ver um operador "abençoado" oferecer tudo e mais alguma coisa e ainda um "pacotão" de 5GB de dados incluídos sem cobrar "nada" em troca!!...

    Esperemos que o caminho seja o deste último caso, ou pelo menos a convergência do mercado na disposição de oferecer pelo menos 1/10 do que o tal "abençoado" do momento nos oferece! :)

    ResponderEliminar