2013/04/30

CEO da BlackBerry Acredita que Irá vender "Milhões"


É bom ver os CEOs das empresas terem total confiança nos seus produtos... mas afinal... é isso que se espera deles, certo? Neste caso trata-se de Thorsten Heins, CEO da BlackBerry, e que está convicto que o novo Q10 irá vender dezenas de milhões de unidades. Uma previsão que é bom que se venha a concretizar, pois o Z10 ficou-se apenas por 1 milhão de unidades vendidas no primeiro trimestre do ano.

No entanto, o Q10 tem como principal atractivo o facto de ter um teclado físico, tão ao gosto de grande número de utilizadores de BlackBerrys... mas mesmo assim, tenho sérias dúvidas que o Q10 consiga vender tanto como o seu CEO quer acreditar. Não é segredo que não sinto nenhuma atracção pelos BlackBerry - embora ache que com o novo BB10 têm finalmente uma boa plataforma alternativa para competir com os iOS e Android - mas acho que a existência de outros sistemas é sempre saudável para criar um pouco de competição entre todos.

Daqui por mais três meses saberemos que tal foram as vendas do Q10, e já saberemos se este CEO tinha razão... ou se será altura de lhe mandar um poster à X-Files com o clássico "I want to believe"! (É que por muito que se queira acreditar em algo, não faz com que isso seja realidade ou se concretize.)

Actualização: se dúvidas houvesse... trimestre seguinte: mais de 900 milhões de prejuízo devido a equipamentos que não venderam.

17 comentários:

  1. "Z10 ficou-se apenas por 1 milhão de unidades vendidas no primeiro trimestre do ano."
    claro que nesse trimestre este a venda apenas e dois paises e durante 28 dias :)

    ResponderEliminar
  2. "ou se será altura de lhe mandar um poster à X-Files com o clássico "I want to believe"! (É que por muito que se queira acreditar em algo, não faz com que isso seja realidade ou se concretize.)"

    Não achas ridículo o comentário?? é que quem parece não quer acreditar é o comentador e não o CEO. O comentador parece ter dificuldade em acreditar nas perspetivas de vendas do CEO (#nota não são nada de especial para uma empresa com 70 Milhões de subscribers).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estou a dizer que me custa acreditar que consigam isso. Mas como disse, daqui por 3 meses veremos.

      Pode ter 70 milhões de subscribers, mas duvido que metade deles esteja disposto a dar mais de £500 libras por um BlackBerry...
      E mesmo considerando o mercado empresarial com os "pacotes" a preços mais atractivos... é preciso não esquecer que várias grandes empresas estão elas próprias a migrar para iOS e Android.

      Mas nao é questão de não desejar que não consigam: é apenas uma opiniao. Ele acha que sim; eu acho que não. Daqui por 3 meses vemos quem tem razão. E caso eu tenha errado... não fico chateado por isso.

      Eliminar
    2. Carlos daqui a 3 meses não vês nada, porque primeiro o quarter ta quase a acabar os Quarters da BBRY são diferentes da maioria. E segundo porque se te tivessses dado ao trabalho de ler ou ouvir o que o Thorsten disse rapidamente perceberias que ele se referia a toda a vida do produto e não das vendas num Quarter apenas.. Dezenas de milhões não é nada de especial e esta em linha com o que o Bold vendeu...
      Quanto a opinião estas livre obviamente de a ter, o aparte sobre "I want to believe" é que honestamente acho pouco apropriado para a qualidade dos artigos aqui.

      Eliminar
    3. Não é como se os CEOs fossem imunes a fazerem previsões desastrosas...

      "I think there is a world market for maybe five computers." - Thomas Watson, chairman of IBM, 1943

      Eliminar
    4. Certo,mas a previsão do Thorsten é assim um bocado para o trivial, basta que o Q10 venda em linha com o Bold e é cumprida...
      Carlos o que aqui se passa é que a tua opinião pessoal sobre uma plataforma, esta a interferir com uma análise fria da realidade... e o facto de isso se notar é uma pena para o que poderia ser um artigo interessante...

      PS desconfio que quando Thomas Watson disse isso não se referiria a 2013, 70 anos depois. comparar uma previsão errada a setenta anos com outra a dois anos baseada em vendas passadas, não é assim la grande comparação...

      Eliminar
    5. Por isso disse: esperemos 3 meses, e já vemos o andamento das vendas dos BB, e se estão com uma tendência de se venderem as dezenas de milhão ao longo do tempo de vida útil do equipamento (que hoje em dia acaba por ser de 1 ou 2 anos)... ou se afinal não.

      E aqui já não é a opinião que está em causa: são os frios números da realidade que determinarão o resultado (ou "quentes", caso realmente os BB vendam aos milhões... E que como disse, não me incomodaria nada que assim fosse, embora - pessoalmente - me pareça bastante improvável.)

      É a modos que... como uma aposta: há quem aposte num resultado, há quem aposte no outro. Mas independentemente do resultado: no hard feelings. :)

      Eliminar
    6. os numero deverão rondar os 3-3.5 Milhões de BB10 para este Quarter que acaba em 28 dias (resultados dentro de 2 meses), o Q10 só começou a vender hoje e durante este mês estará a venda apenas no UK e no Canada retirar muitas estimativas acerca do Q10 apenas deste mês tendo em conta o tipo de clientela de este tipo de telemóvel é extemporâneo na minha opinião.
      se preferes 3 o próximo Quarter aka dentro de 5 meses então sim poderemos saber qualquer coisa, mas por essa altura já deverá haver mais um terminal bb10 no mercado, este com um preço mais para os segmentos "consumer market" que normalmente têm picos iniciais de consumo mais pronunciados... se dentro de 5 meses quiseres fazer um artigo sobre as previsões do CEO aqui estarei para te dar razão caso as vendas sejam inferiores a 3Milhoes de Q10, é claro que via ser difícil que a BBRY publique números por terminal e mais provável que se limite a números por plataforma. O que complica a especulação sobre estes...

      Eliminar
    7. Cá estaremos para ver. (E independentemente dos milhões que a BB vender, continuarás a ter uma francesinha à espera da próxima vez que passares pelo Porto. :)

      Eliminar
    8. Pá tens de vir a Vila Real eu sei que é difícil de acreditar mas tens das melhores Francesinhas que conheço "o Cardoso", e eu vivi no nosso porto durante uns anos... Mas ta bem ta combinado carago.

      Eliminar
    9. Infelizmente para a BB, as previsões foram de encontro ao meu cenário apocalíptico: 2º trimestre, perdas de quase mil milhões, mais de 900 milhões de Z10 encalhados nas prateleiras, e dos 3.7 milhões de unidades vendidas "a maioria" foi de BB's 7 e não do Q10/Z10.
      http://abertoatedemadrugada.com/2013/09/blackberry-perde-mil-milhoes-em.html

      Eliminar
  3. Desconheço as virtudes do novo OS da agora denominada Blackberry, mas temo que a marca não só tenha perdido momentum, como também tenha ganho aversão por parte dos utilizadores. Eu possuo um BB por obrigação profissional e não vejo a hora de me ver livre disto. Os BB estagnaram no tempo enquanto tudo o resto avançou, e agora, mesmo que os BB tenham recuperado o tempo perdido, temo que haja muita gente como eu, que já não tem paciência para lhe dar uma segunda oportunidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AJM pode ter toda a razão mas no seu comentário demonstra mais uma vez como este mercado esta insuflado com pensamento emocional/não racional...
      Ou ora veja começa por dizer que desconhece as virtudes do novo OS da BBRY... mas mais a frente diz...."Os BB estagnaram no tempo" que no mínimo é incongruente... teste os novo OS e depois pode dizer isso...

      Acho um pouco preocupante a forma como as pessoas defendem as plataformas como se essas os definissem. O OS que usam no smartphone não as Define apenas as ações e aquilo que pensam é que são substantivas para essa definição.

      Eliminar
    2. @Pinheiro, ele explicou bem na parte que omitiste da cituação: "...agora, mesmo que os BB tenham recuperado o tempo perdido, temo que haja muita gente como eu, que já não tem paciência para lhe dar uma segunda oportunidade".

      É uma situação que certamente não será única - e embora eu conheça poucas pessoas que usem Blackberry, o que é certo é foram já vários deles a serem solidários com esta posição de "não vejo a hora de me ver livre disto".

      Mas opiniões pessoas haverá milhões delas. No final, é o mercado no seu conjunto que dará a resposta final, e se realmente embarca nos novos BB ou se nem por isso. Já todos sabemos que por vezes, há plataformas que não têm sucesso mesmo sendo melhores que as outras em vários aspectos (WebOS, MeeGo, etc.)

      Eliminar
  4. Pinheiro, o que eu pretendia sublinhar é que há um tempo útil para se evoluir, e no caso da BB sinto que já chega muito tarde. E entretanto, enquanto esperava por novidades, eu fui vendo as outras plataformas a ultrapassar o BB. A ponto de eu ter acabado por escolher um Iphone para meu telemóvel pessoal. Agora a BB aparece com equipamentos e um OS novos que até podem ser excelentes, mas o meu "mindset" já está noutra. Como é óbvio as decisões são sempre emocionais, e não vejo nada de mal nisso. O mesmo poderá acontecer com o Iphone. Se a Apple não der corda aos sapatos é bem possível que eu acabe por me desinteressar e saltar para outra proposta no futuro.
    O que não se pode é deixar os consumidores agarrados a soluções datadas durante 4 ou 5 anos e depois vir exigir lealdade à marca.

    ResponderEliminar
  5. AJM, sim chega muito tarde. Mas chegou e em alguns aspectos ultrapassa a concorrência. A ver vamos como é que vai vender. Para já não está a vender nada mal.

    ResponderEliminar
  6. AJM, sim chega muito tarde. Mas chegou e em alguns aspectos ultrapassa a concorrência. A ver vamos como é que vai vender. Para já não está a vender nada mal.

    ResponderEliminar