2013/04/11

Hospitais Imprimem Réplicas de Orgãos em 3D


As impressoras 3D poderão um dia vir a imprimir orgãos humanos funcionais, mas enquanto a tecnologia vai tentando atingir esse objectivo as impressoras 3D começam já a ser de grande utilidade para os médicos e cirurgiões, permitindo criar réplicas à escala real de orgãos que tenham que ser operados ou transplantados.

Embora hoje em dia a tecnologia nos permita ver o interior do corpo humano em pormenor, graças a sistemas como a ressonância magnética, a interpretação da informação - mesmo quando visualizada numa representação 3D - é sempre algo que apenas está "no ecrã". Graças às impressoras 3D, é agora possível imprimir réplicas dos orgãos dos pacientes, que podem até incluir os vasos sanguíneos num orgão transparente, para que os cirurgiões tenham uma melhor percepção do que irão encontrar e estudar a melhor forma de realizarem a operação.

Talvez um dia a tecnologia permita que até este tipo de operações possa ser feito de forma completamente automática, realizada com a precisão submilimétrica que uma máquina pode ter. Mas até que tal seja possível, todas as ferramentas que vierem diminuir as probabilidades de os cirurgiões se depararem com surpresas inesperadas (e indesejadas) serão sempre bem vindas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)