2013/04/20

Kepler Descobre três Super-Terras na Zona Habitável a 1200 anos-luz


Os nossos telescópios espaciais - como o Kepler - têm já a capacidade de descobrir planetas individuais, mas não nos permitem ainda ver precisamente o que lá se encontra. De qualquer forma, é sempre motivo de interesse científico descobrir planetas que ficam em órbitas na gama a que se dá o nome de "zona habitável": ou seja, suficientemente distantes do seu "sol" para que não sejam extremamente quentes; mas não tão distantes que se tornem blocos de gelo. Ou seja, a "distância ideal" para que existam condições para a existência de água no estado líquido e temperaturas que permitam o desenvolvimento de vida (como a conhecemos).

Dois destes três novos planetas agora descobertos encontram-se no mesmo sistema solar Kepler-62 (poderiam ser os equivalentes à Terra e Marte, por exemplo), e têm tamanhos 1.4 e 16x superiores ao da Terra. O terceiro planeta, noutro sistema, é ainda maior: 1.7x o tamanho do nosso "pontinho azul".

... Agora é só esperar que haja tecnologia que nos permita percorrer 1200 anos luz em poucas horas... para lá podermos ir espreitar mais de perto.

[via Wired]

1 comentário:

  1. Julgo ser a agência de Viagens Abreu que já está a aceitar reservas e como estamos em época baixa tem preços em conta. É aproveitar!! :-)

    ResponderEliminar