2013/04/26

Lealdade ao iPhone maior que ao Android?


Projecções e estudos já sabemos que há para todos os gostos, e quando tal acontece nada como tentarmos ver se realmente a coisa se comprova ou se nem por isso. Um estudo vem dizer que nos próximos anos a quota de mercado do iOS deverá crescer substancialmente devido a maior lealdade que os seus utilizadores têm. Ou seja, o segmento dos Android irá ficar estabilizar, com a quantidade de novos utilizadores a ser equilibrado pelos que saem para outras plataformas - a maioria deles optando pelo iOS.

Segundo este estudo, dos possuidores de iPhones, 91% diz pensar voltar a comprar outro iPhone como próximo equipamento, e apenas 6% diz considerar a passagem para um Android.

No caso dos Android apenas 76% diz pretender continuar no Android, com os restantes 24% a dizerem que querem mudar de plataforma, e desses, 18% diz estar a pensar mudar para iPhones/iOS.

São números que - a confirmarem-se - não me chocariam, mas que me deixam também sérias dúvidas, já que o iOS está a precisar de uma remodelação a sério (que chegará com o iOS, espera-se), e o Android já atingiu um ponto em que é uma alternativa mais que válida mesmo para os utilizadores do iOS. A isto alia-se o facto de ser muitíssimo arriscado fazerem-se previsões a três ou quatro anos de distância num segmento tão volátil como este. (Imaginem os estudos que se faziam um ano antes do lançamento do iPhone... e como seriam vistos quatro anos depois?)

Temos novas plataformas a chegar ao mercado (como o Firefox OS) que poderão fazer mexer bastante coisa, especialmente nos mercados com muitos milhões de clientes, como Brasil, Índia, e China - e será preciso também não esquecer o potencial impacto "disruptivo" de novos equipamentos como o Google Glass e concorrentes.

Mas, a opinião de uma só pessoa vale tanto como o de qualquer outra, e por isso mesmo nada como serem vocês a deixarem a vossa marca no seguinte inquérito:


Actualização: já temos resultados.

5 comentários:

  1. O tal Markov não vê um boi adiante dos olhos. Há quem admita que se a Apple lançar um iPhone muito barato ele podia chegar a 14% da quota de mercado.

    Por aí talvez. Pela fidelidade não. Daqui por 3 anos (se o Gaspar o permitir) compro um novo iPhone e "repasso" o actual. O que é que isso conta ? No entretanto o pessoal do Android já comprou três ou quatro.

    ResponderEliminar
  2. Eu tive a curiosidade de passar de um Iphone 4 para um S3 "4G". Honestamente estou arrependido. Sinto falta da estabilidade e consistência do IOS.

    ResponderEliminar
  3. Eu respondi "outro" como próximo equipamento não por não estar satisfeito com o Android, porque estou (aliás,estou a usa-lo para escrever este comentário), mas por ter bastante curiosidade em experimentar wp
    Para mim não é uma questão de fidelidade mas sim o gostar de experimentar coisas novas, e na minha opinião, uma grande percentagem (maior que no Android) utilizadores de ios so vê Apple a frente, daí não haver essa curiosidade em experimentar outras coisas
    E sim acho bastante piada quando utilizadores de ios me dizem :ah e tal não há nada melhor que um iphone com jailbreak, bate qualquer Android..Isso só mostra desconhecimento total das possibilidades de um Android nas mesmas condições, ou seja, o desconhecimento e a falta de curiosidade sobre o que "não é da apple"
    Espero não estar a ofender ninguém, e apenas uma opinião :)

    ResponderEliminar
  4. Eu uso wp e acho muito bom e engraçado.
    Peca por falta de apps e por ter um desenvolvimento tardio de SO e hardware. Aperceberam-se tardiamente do desenvolvimento dos concorrentes.

    Quanto ao iphone, não tenho grande experiência, mas acho-o demasiado caro e a garantia é também algo anormal no seu funcionamento.

    O Android é um sistema consistente e interessante, mas é preciso uma pequena revolução nas suas apps. (ex: gmail e email. Porque não unir numa só app?)

    ResponderEliminar
  5. Sempre usei Android, nas agora obtei por comprar um ipad 4. Posso dizer com toda a certeza que o meu próximo smartphone será um iPhone.

    ResponderEliminar