2013/04/27

Galáxias Distantes mostram a sua "ALMA"


É bom ver que não é só nos computadores e dispositivos móveis que a tecnologia tem permitido avanços consideráveis. Também para quem espreita o espaço em busca das origens do Universo tem agora bons motivos para agradecer aos últimos desenvolvimentos, com o ALMA a dar uma ajudinha bem preciosa. Tão preciosa que em poucas horas tem conseguido mais e melhores imagens de galáxias distantes do que as que foram conseguidas ao longo de mais de uma década.

Neste caso, ALMA não se refere e nenhuma entidade metafísica, mas sim ao conjunto de antenas que constitutem o radio telescópio "Atacama Large Millimeter/submillimeter Array" e que é tão poderoso relativamente aos anteriores que permite espreitar as galáxias mais antigas em "alta-definição". Onde antes o anterior APEX (Atacama Pathfinder Experiment) conseguir ver apenas alguns pontos desfocados, o ALMA consegue mostrar objectos bem definidos e focados.


Por este andar qualquer dia ainda conseguimos ver o que se passou antes do Big Bang... isto é... se ignorarmos que o "tempo" só começou a existir após esse momento... o que faz com que isso fosse... pois... estas coisas são mesmo de dar a volta à cabeça. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)