2013/04/07

Novo Ecrã OLED FullHD de 5.2" com RGBW


O ecrã Super-AMOLED FullHD do novo Galaxy S4 pode ser impressionante, mas em breve terá um concorrente que o deverá suplantar. A Japan Display (uma parceria da Sony, Toshiba e Hitachi) anunciou que terá um ecrã OLED FullHD de 5.2" e densidade de 423ppi.

Este valor poderá, à partida, parecer pior que os 441ppi do ecrã Super AMOLED do Galaxy S4, mas tem uma grande vantagem sobre ele: enquanto a Samsung continua a dar uso ao padrão PenTile (que sacrifica alguns subpixeis), este novo ecrã da Japan Display tem um padrão RGBW - isto é, para além de conter os habituais subpixeis RGB (vermelho, verde, azul) tem um subpixel adicional branco que lhe permite ter maior luminosidade e também ser mais eficiente e poupado quando se trata de mostrar a cor branca (gastando menos energia ter o subpixel branco ligado do que ter os três RGB para produzirem a mesma cor). Embora também importe referir que há padrões PenTile com RGBW.

Por agora a Sony e LG têm lançado os seus novos smartphones FullHD com ecrãs LCD, mas com a chegada deste ecrã é de esperar que os seus futuros modelos passem também a utilizar OLEDs à semelhança do que a Samsung tem feito nos seus topo de gama.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)