2013/03/15

Samsung Revela Galaxy S4


Tal como estava programado, a Samsung apresentou oficialmente o seu novo Galaxy S4, num evento algo estranho que mais parecia um musical da Broadway. Tal como já se supunha, o ponto central da apresentação não foram as características de hardware (o CPU e RAM foram coisas que nem sequer foram mencionadas) mas sim as funcionalidades que a Samsung adicionou ao S4 e que ajudarão a distingui-los dos demais Android (pelo menos até que as restantes marcas implementem coisas idênticas).

Mas vamos então espreitar o que o novo Galaxy S4 tem para oferecer.


Embora não tenha sequer sido referido na apresentação (que mais se dedicou à música), o novo S4 tem o novo Exynos octa-core (dois blocos quad-core A7+A15, um altamente eficiente para poupança energética, o outro para ser usado quando é preciso o máximo poder de processamento), 2GB de RAM, 16/32/64GB + microSD, WiFi ac, LTE (com roaming mundial, disseram), câmaras de 13 e 2MP, NFC, LTE (100/50Mbps), IR, BT 4.0, e claro... o ecrã de 5" Super Amoled HD (1920x1080 a 441ppi). Atenção que no mercado americano o CPU deverá ser um Snapdragon quad-core (algo a verificar caso pretendam mandar vir um modelo de lá). O S4 chegará às lojas já com o mais recente Android 4.2.2.


Coisas menos comuns é a introdução de sensores de temperatura e humidade, a par dos mais "habituais" acelerómetros, giroscópios, barómeros, assim como um touchscren capaz de detectar gestos por proximidade - sem terem que tocar no ecrã.

A bateria é de 2600mAh e o S4 mede 69.8 x 136.6 x 7.9mm, com um peso de 130g. Quer isto dizer que a Samsung conseguir enfiar um ecrã maior e hardware mais potente, numa caixa que é mais pequena que o anterior Galaxy S3 (136.6 x 70.6 x 8.6 mm e 133g)!


Mas como disse, o hardware foi coisa que não teve grande tempo de antena na apresentação, que foi dominada pelas funcionalidades e pelas Apps.


A Samsung aproveitou o S4 para nos apresentar muita coisa. Algumas delas interessantes, outras que... bem... caberá a cada um decidir por si. Nas fotografias, o S4 tem a opção de não deixar ficar o fotógrafo fora das fotografias, com um modo que dá uso às duas câmaras em simultâneo para inserir uma pequena imagem "picture-in-picture" do fotógrafo na foto que ele tirou (e com inúmeros efeitos que podem aplicar.)

Para memórias mais multimedia, podem também gravar um clip de som de 5 segundos com cada foto.


Para organizarem as vossas fotos, podem facilmente agrupá-las em albuns, e o S4 pode até sugerir-vos que criem um novo album quando detecta que estão num local diferente do habitual (como quando vão de férias). Nas videochamadas, o mesmo modo dual-camera picture-in-picture também está presente, permitindo que do lado de lá possam ver aquilo que estão a ver na camara principal e também a vossa cara através da câmara frontal.


A Samsung diz que com o S4 nunca mais precisarão ajustar as definições do ecrã, já que com a tecnologia "Adapt Display" ele estará sempre no brilho ideal para o local em que estiverem, assim como o contraste, cores, etc. E para manterem tudo em segurança e sincronizado, recomenda o uso do seu HomeSync, uma pequena "caixa" que é um servidor doméstico com disco de 1TB e suporte para oito utilizadores.

Outro aspecto interessante é a disponibilização de uma ferramenta de migração de dados, para quem pretender comprar um S4 mas quiser levar consigo os dados que tem no seu actual smartphone - uma preocupação bem real para grande parte dos potenciais clientes.


As funcionalidades da família S continuam, com o smart scroll/pause que já ca tinhamos falado, em que podem comandar o aparelho através da posição da cabeça/olhos (e os vídeos param se deixarem de olhar para o ecrã); assim como o S Voice Drive, concebido para utilização ao volante e disponibilizando um autêntico assistente virtual comandado pela voz.


Surpresa foi a chegada do S Health, que permitirá manter um registo da vossa actividade física e que poderá dar uso a acessórios como sensores de batimento cardíaco, actividade, balança, etc. E para além disso têm as habituais gamas de acessórios mais comuns, como capas de protecção bolsas, e a nova S View Cover, que permite ver informações através da capa.


Não sendo um evento que tenha impressionado, o Galaxy S4 concretiza tudo aquilo que se esperava para o sucessor do S3, oferecendo um equipamento que materializa aquilo que de melhor se pode fazer nesta altura do campeonato. No entanto, importa referir que também a Sony, HTC, e LG, têm modelos igualmente à altura com os quais irão batalhar ferozmente por cada cliente, e cada um tendo algumas particularidade que poderão atrair clientela: como o design e câmara "ultrapixel" do HTC One; ser à prova de água no caso do Sony Xperia Z, etc.



Enfim... vai ser interessante ver que tal o mercado reage a tanta "coisa boa" que teremos por onde escolher.


Falta apenas saber quando é que o Galaxy S4 chegará às lojas em Portugal - e igualmente importante: a que preço (eu apontaria para um preço base de 599€, mas veremos se acerto ou não).

Que tal vos parece este novo S4, é aquilo que esperavam? Justificará a troca para quem já tiver um S3?

11 comentários:

  1. Foi pena não reformularem o design a par e à imagem do HTC One, do Sony Z ou até do Nokia 920...
    A nível de Hardware é o padrão actual que se pretende para um topo de gama, realçando de facto essas novidades no software e funcionalidades da câmera... Será uma disputa taco a taco realmente entre os três(S4,One,Z), caberá ao marketing influênciar talvez ou não o cliente. A mim agrada-me o HTC pelo design, som, tamanho da tela mais pequena(4.5") e "exclusividade" que o caracteriza... Porém ainda não é desta que troco o meu velhinho e fantástico Nokia N8 que só peca no Software!!... Veremos se a Nokia a seu par lançará igualmente modelos tão atraentes :).
    Destaque para a enorme concorrência e tendências que estão a ocorrer no mercado, talvez daqui a dois anos sejam estes os dois grandes concorrentes(Samsung vs Sony)... Que se cuidem o Iphone, Nokia e mais alguns... Nota positiva para a Samsung nesta apresentação, embora não muito revolucionária...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas uma pequena correção, a tela do one é de 4.7 polegadas mas nem por isso o telefone é mais pequeno que um S4 que só perde para one na largura. Impressionante.a Samsung fez um excelente trabalho, apesar disso, se trocar de telefone será por um htc one, porque tenho saudades de ter um equipamento bem construído nas mãos,o problema é que em termos de especificações o S4 não dá hipóteses com o seu processador.

      Eliminar
  2. Sempre adorei os meus iphones , e sou mais q um q sou realista e diz q sem JB não é a mesma coisa mas ...
    com o s4 não será o fim da era iphone ?
    Digo isto pq , alem da fase q está a atravessar não tem qq equipamento para competir com os aqui em cima referidos pelo user myketek !

    ResponderEliminar
  3. Fundo de gadgets já!!!
    Para este, o Xperia Z e HTC One para se ter comparativos.

    ResponderEliminar
  4. Pese embora considere o TouchWiz uma menos valia( não tem em si vantagens, e o look está completamente ultrapassado), considero que este S4 foi uma boa aposta da Samsung (para o público em geral, sim, porque esse é que realmente interessa...).
    Podiam ter renovado o formato? Sim, é verdade, mas o trabalho efectuado foi realmente notável. Reduzir dimensões,e ainda enfiam um fullhd? well done!

    As novas apps revelam uma preocupação de criar mais valias para o consumidor final, marcando assim a diferença.

    Claro que tanta customização vai implicar ainda mais atrasos na chegada de novas versões Android.
    Será este o preço a pagar?
    Parece-me um bom compromisso para o cliente.

    BTW, quando chega o Nexus 5? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do atraso na chegada de novas versões Android é brincadeira.
      Depois dos Nexuses o S3 foi dos primeiros smartphones a ter Jelly Bean.
      Acredita que o mesmo se vai passar com o S4.

      Além do mais, muitas das funções que a Samsung tem vindo a incorporar no Touchwiz a própria Google devia incorporar no Android de raiz. Nesta altura, o Touchwiz já é um factor que conta a favor de adquirir um Android da Samsung. Se comprando um S4 não tens acesso ás melhorias do Android introduzidas pela Google, olha que comprando um Nexus também não tens acesso ás melhorias introduzidas pela Samsung e são muitas (o smart Stay, a multi-Window, o software para pen do Note 2, etc, etc).

      Se não gostas do look, instala um Launcher mais bonitinho e pronto.

      Eliminar
  5. Mais do mesmo. Venham os glasses!

    ResponderEliminar
  6. E sem dúvida um equipamento de excelência, hardware topo de gama e software a condizer. Não posso dizer que a Samsung falhou em alguma coisa pois melhor que um terminal desta categoria seria pedir de mais(?). Mas numa época de tanta inovação, fica aquela impressão que não foi mais do que um mero update ao Galaxy S3. Não querendo criticar pois é um excelente update, esperava algo novo, ou pelo menos mas tinha essa esperança. Mas a Samsung não arriscou e jogou pelo seguro, mantendo a receita e a garantia que ira ser um sucesso garantido.

    ResponderEliminar
  7. Para mim só faltou mesmo o acabamento que se vê no Iphone 5 e no HTC ONE para estar perfeito. Ppl olha para o SG3 como um tlm de plástico e era algo que a Samsung deveria mudar no meu ver.

    ResponderEliminar
  8. Estou de acordo... Apenas critico o aspecto e materiais utilizados, pois esperava uma considerável evolução a esse nível. Fico com pena, mas mesmo assim será sem dúvida o meu próximo telemóvel, apesar de estar extraordinariamente satisfeito com o meu galaxy S3.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo1/5/13 03:33

    Admira-me que a bateria do S4 tenha apenas 2600mAh. Eu tenho um Note 2 com uma bateria de 3100mAh e, com sistema de poupança de energia. Esperava mais autonomia do S4. A não ser que tenha algo de especial. Caso contrário é muito fraquinha, comparando com a bateria do Note 2.

    ResponderEliminar