2013/04/21

Vê o teu Ritmo Cardíaco com uma Webcam


O ano passado já tínhamos visto as espectaculares capacidades do processamento de vídeo por via do Eulerian video magnification, que usando uma câmara de vídeo vulgar, permitia revelar movimentos "invisíveis" que se pensariam ser indetectáveis por uma câmara: como o nosso batimento cardíaco, ou até o movimento do sangue a passar pelas veias.

Caso duvidassem que este sistema funcionasse mesmo, agora poderão experimentá-lo com a vossa própria webcam, por via deste programa que detecta o vosso rosto, isola uma secção da vossa testa, e vos mostra a vossa pulsação (assim como outros parâmetros).

Como se já não bastassem as questões de privacidade com o que as câmaras podem ver... agora teremos que nos preocupar com aquilo que as câmaras podem ver e que os nossos olhos não conseguem ver? Já imaginaram esta tecnologia a ser utilizada para analisar multidões e ver se alguma pessoa poderá estar em estado "exaltado", que possa indicar que está prestes a fazer algo indesejado? Considerando o panorama actual de medo que se tem criado... não me admirava nada que nalguns países já estivesse a ser posto em prática.

Se quiserem experimentar necessitarão de ter o Python, OpenCV e o OpenMDAO instalados.

[via Boingboing]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)