2013/05/30

Novo Calendário do Google para Android


O Google é conhecido por melhorar e actualizar o Android de forma bastante célere e frequente, no entanto havia pelo menos uma App que parecia ter ficado esquecida e que bem merecia uma remodelação: a app do Google Calendar, de que tantos dependem para gerir as suas tarefas.

Finalmente, o Google veio mostrar que não está esquecido, e traz-nos uma actualização que embora não faça tudo aquilo que se desejaria, já é um passo no bom sentido.

A nova app conta com selectores de data e hora remodelados e mais apropriados para interfaces touch (em vez de termos que andar a rodar selectores de horas e minutos, podemos mais imediatamente tocar nas horas que desejamos, assim como na data; e igualmente importante - passa a ser possível seleccionar a cor dos eventos e calendários directamente a partir da App. Nem sei como é que alguém teria decidido deixar isso de fora, mas a verdade é que não se podia mexer nisso a não ser no interface web.

Assim podemos rapidamente marcar os eventos importantes com uma cor mais chamativa, e outros menos importantes com cores mais subtis (ou como bem entenderem). Infelizmente, esta coisa de escolher as cores parece ser tão "complexa" que só estará disponível nos Android 4.1 ou superiores... vá-se lá perceber porquê.

Para os viajantes internacionais, também existe um novo selector de fusos horários mais fácil de usar; e a criação de eventos recorrentes passa também a estar ao nível do que temos no Google Calendar na web, sendo possível definir a que dias da semana, com quantas semanas de intervalo, e durante quanto tempo um evento se irá repetir. (Mas parece que continua a faltar a opção de dizer "a primeira/segunda/terceira/última quinta-feira do mês", ou outro dia da semana...)

Esta nova versão do Google Calendar já deverá estar disponível no Google Play - ou muito provavelmente, já se terá actualizado nos vossos Android.

9 comentários:

  1. a mim não mostra a opção para actualizar o app. tenho um nexus s com a versão 4.1.2. desinstalei a actualização do calendário e depois instalei novamente. mas nada continua com igual

    ResponderEliminar
  2. Idem aqui, tenho 4.1.2 tanto no sapo A5 como no Madrid, e nada....está na mesma, além de que agora, tenho 2 calendários diferentes, mas com o mesmo número, sendo só possível eliminar o que foi instalada hoje ( a nova versão 9 não dando para apagar a antiga ( só com titanium backup ou root uninstaller...)

    ResponderEliminar
  3. App actualizada, mas também não tenho o novo interface no Bq Elcano com Android 4.1.2

    ResponderEliminar
  4. Aqui já me chegou o update, e tenho o novo interface (não se esqueçam que só aparece quando clicam para seleccionar a data/hora).

    ResponderEliminar
  5. Eu quando escrevi o comentário já tinha experimentado o interface e não tinha a nova versão.
    Entretanto já chegou o novo update com o novo interface e gostei das alterações.

    ResponderEliminar
  6. Idem, já está o novo interface....mas a questão das cores não me aparecem...nem a vista diária é igual( como na segunda imagem que está em cima ).

    ResponderEliminar
  7. Já agora, fica-se com 2 aplicações de calendário...sabem se se poderá retirar a antiga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei apenas com uma app do calendário

      Eliminar
  8. esquisito....eu fiquei com as 2 nos 2 telemóveis....

    ResponderEliminar