2013/05/10

O Efeito dos Famosos no Kickstarter


Não será surpresa que seja impossível agradar a todos, tanto na internet como fora dela. E mesmo no caso de projectos bem sucedidos que permitem que outras pessoas realizem os seus próprios projectos... surgem vozes de protestos. O Kickstarter é um site que permite que qualquer pessoa apresente a sua ideia para que seja directamente financiado por quem a achar interessante. É um caso de sucesso que tem feito com que muitos outros o imitem; e tem conseguido tornar realidade inúmeros projectos que de outra forma teriam grande dificuldade em se concretizar.

O "problema" é que o site tem tido tal sucesso que, para além dos "anónimos" que por lá aparecem a tentar concretizar os seus sonhos, têm também surgido projectos de pessoas famosas - algo que para alguns puristas é uma subversão do sistema, dizendo que apenas deveriam ser permitidos projectos "indie" (de independentes). É o caso do Wish I Was Here de Zach Braff; ou do projecto para o filme Veronica Mars que conseguiu mais de $5.7 milhões.

Para mim é simples: também estas pessoas são "independentes" e desejam ficar livres das obrigações e restrições com que habitualmente têm que lidar quando procuram os financiamentos tradicionais. Aliás... haverá algo que faça mais sentido do que ter os criadores a serem sustentados directamente pelos seus fãs; em vez de se manter uma enorme cadeira de produtores/estúdios/distribuidores/vendedores; onde cada um ganha a sua parte, muitas vezes deixando a percentagem mais reduzida para os que realmente fizeram a obra?

Felizmente, o Kickstarter parece ter a mesma opinião e já veio expressar isso publicamente; referindo igualmente que o facto destes projectos com maior visibilidade trazerem também muitas mais pessoas (e dinheiro) para outros projectos. À custa de novas pessoas que chegaram ao Kickstarter por causa destes projectos "famosos", muitos milhares já espreitaram e investiram mais de $400 mil dólares em 2200 outros projectos "menos famosos".

Por muito radical que possa parecer, acho que se poderá comprovar que cada vez mais será possível a muitas pessoas subsistir directamente à custa dos seus fãs e apoiantes  e cortando com toda a longa cadeia de intermediários tradicionais. Claro que há sempre o factor risco, ninguém nos garante que todos os projectos sejam bem sucedidos, ou que resultem naquilo que estávamos à espera... Mas sendo dinheiro que nos permite partilhar o sonho de ver algo concretizado e que desejamos que tenha sucesso; podemos sempre ter a satisfação de que "tentamos".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)