2013/05/10

Google prepara Autenticação mais Segura


São cada vez mais frequentes os casos de roubo de dados e de passwords, e o Google não quer facilitar a vida aos hackers... mesmo que para isso tenha que "incomodar" um pouco mais os utilizadores. Para os próximos cinco anos o Google pretende aumentar cada vez mais a segurança do seu sistema de autenticação, que passará a ter como obrigatório o "2-step", mas dará também mais e melhor uso à tecnologia que temos actualmente: como por exemplo, confirmar o login num computador usando o nosso smartphone (onde até poderemos confirmar a localização no mapa).

A política do Google é de que o incómodo adicional inicial se justifica face à segurança acrescida, e ao facto de apenas ter que ser feito uma única vez nos equipamentos "de confiança".

Realmente... considerando que hoje em dia temos smarpthones que sabem sempre por onde andamos... bastaria que o processo de login apenas permitisse acessos de IPs na mesma área geográfica para eliminar grande parte das potenciais tentativas de login feitas por atacantes - mesmo que tivessem a nossa password. (A não ser que o atacante fosse o nosso vizinho! :)

Mas... deixem lá ver se o futuro iPhone vai realmente trazer um leitor de impressões digitais, em cujo caso os processos de autenticação e validação poderão começar a dar uso a isso e rapidamente se alastrar a tudo o resto - incluindo a verificação pela voz.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)