2013/06/29

Google Mostra-nos o Planeta sem Nuvens


Aproveitando a chegada do Verão e a habitual raridade das nuvens, o Google decidiu actualizar o seu "mapa mundo" do Google Earth e Google Maps com imagens de satélite actualizadas e sem nuvens a incomodar. Claro que isto não aconteceu "por sorte" (já anteriormente tínhamos falado da trabalheira que é processar as imagens de satélite para conseguir imagens "limpas").


Nalguns casos, a diferença entre a qualidade de imagem previamente existente e as novas imagens dispensa qualquer descrição:


Temos o Grand Canyon como era visto no projecto Blue Marble da NASA que mapeou todo o planeta - e agora as imagens actuais do Google. A resolução que era de 1km por pixel (e posteriormente foi melhorada para 500m por pixel), passa agora a ser de 15m por pixel graças às imagens do Landsat 7. Mesmo tendo sofrido um problema de hardware que causa falha de partes da imagem, através do processamento de múltiplas capturas o Google conseguir reconstruir uma imagem "perfeita" do planeta com 800 Gigapixels.



A título de curiosidade, se quiséssemos imprimir este mapa a 300dpis, precisaríamos de uma folha com centenas de metros de largura e altura (imagino quantos tinteiros seriam necessários! ;)

Felizmente, vê-lo no ecrã não gasta tinta, e é da maneira que assim se pode dar uso a todos os pixeis dos novos ecrãs de super-alta-resolução como o Nexus 10, Chromebook Pixel, MB Pro Retina, e muitos outros que estão aí a a chegar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)