2013/06/29

Catamarã Cruza as Águas a mais de 100Km/h


Catamarãs e velocidade. Uma combinação explosiva que aqui se torna mais intimidativa por não se estar a falar de um pequeno barco de corridas mas sim de um imponente navio com 99m de comprimento e mais de 1500 toneladas de deslocamento que é capaz de cruzar as águas a uma velocidade de 58 nós (cerca de 107km/h)!

A embarcação foi construída pelo estaleiro Incat na Australiá e será posta ao serviço na travessia do estuário do Rio da Prata entre Buenos Aires (Argentina) e Montevideo (Uruguai). Para que possa atingir tais velocidades este catamarã conta duas turbinas de 59,000cv idênticas às que são utilizadas nos Boeing 747.



Não vos sei explicar exactamente o fascínio que tenho por catamarãs e que me acompanha desde sempre (provavelmente desde a primeira vez que vi um) - assim como trimarãs, e também os hovercraft, e ainda os igualmente espectaculares hydrofoils (têm aqui um vídeo sobre eles da US Navy). Ah, e claro... os submarinos, mas esses não podemos ver a dar espectáculo sobre as águas, a não ser quando fazem algo como isto:


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)