2013/05/20

Os Mapas via Satélite


Hoje em dia é fácil tomarmos tudo como garantido... e esquecer que raramente as coisas são tão simples como parecem. No que toca aos mapas com imagens recolhidas via satélite, esquecemos que o nosso "planeta azul" raramente é tão azul como o imaginamos, tendo uma quase constante camada de nuvens a percorrer grandes áreas da sua superfície, e que complicam bastante a obtenção de imagens utlilizáveis.

No caso da MapBox, o seu objectivo era criarem um mapa com vista de satélite com a melhor qualidade possível, e para isso desenvolveram um sistema que se revelou bem eficaz em extrair uma imagem de alta qualidade mesmo quando as imagens captadas parecem não servir para "nada de jeito".



Veja-se o caso destas imagens da mesma área captadas em diferentes alturas:


O processo utilizado pela MapBox sobrepõe todas estas imagens e ordena os pixeis individualmente de acordo com a sua intensidade e probabilidade de ser "nuvem" ou "terreno".


O resultado final (depois de mais alguns "pozinhos mágicos" de processamento) é uma imagem límpida que  nos mostra o solo sem nuvens ou imperfeições visíveis - e que na realidade... nunca poderia ter sido captada, pois não houve um único dia em que todo o território fosse visível de forma tão perfeita sem qualquer tipo de nebulosidade.


Estas imagens de satélite são de domínio público e disponibilizadas pela NASA, mas antes que pensem em fazer algo idêntico talvez interesse referir que as quantidades de dados envolvidas são "astronómicas". No caso da MapBox, deram uso a dois anos de imagens - de 2011 e 2012 - e que correspondem a 339 mil imagens com mais de 16 Megapixeis cada uma. A equipa falou com a NASA sobre a melhor forma de descarregar os 600GB de dados sem causar transtornos (o melhor seria usarem Torrents! ;) e tudo se resolveu da melhor forma.

Pode ser que o Google comece a dar uso a um sistema semelhante para melhorar as imagens do Google Maps/Earth.

[via Wired]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)