2013/06/13

iOS7 em Vídeo


A apresentação do iOS7 não foi pacífica, marcando uma diferença substancial para o iOS que todos conheciam - sendo criticado por alguns como tendo um aspecto demasiado infantil, e por outros como sendo uma cópia descarada de elementos já popularizados noutras plataformas. Mas, para os apreciadores do iOS, a reacção global tem-se dividido entre os que gostam deste novo aspecto e novas funcionalidades, e os que, não estando ainda muito convencidos, optam por dar o benefício da dúvida à Apple e esperar até ao lançamento oficial para ver como a coisa fica.

Mas melhor que qualquer descrição do novo iOS7, o melhor é vê-lo em funcionamento. Embora haja coisas que certamente serão trabalhadas até à versão final, é possível ver-se desde já a direcção em que a Apple quer seguir - sendo que as transições escolhidas para saltar entre apps e navegar por todo o sistema continuam a ser daqueles pormenores que fazem com que a experiência de utilização seja mais intuitiva e implícita sem que se tenha sequer de pensar nisso.

Caro Google, é este tipo de coisas que falta melhorar no Android... a não ser que tentem convencer o mundo inteiro que ao arrastar do ecrã para o lado faz sentido que o próximo ecrã apareça vindo... "de baixo" - como nos ecrãs das apps e widgets. E se acharem que sim, então porque não aplicam o mesmo efeitos nos home screens, onde o mesmo gesto já nos faz navegar com deslizamento lateral? Não faz muito pela consistência e uniformidade de utilização.

Embora no iOS 7 certamente também haverá muito para criticar, refiro apenas que continuo a achar ridículo que em apps como a de meteorologia se dê uso a swipes horizontais para mostrar mais informação em cada ecrã que interferem com o swipe horizontal para mudar de ecrã; para além de que também é um pouco absurdo que num iPhone 5 com ecrã que tem espaço de sobra, as pastas apresentem apenas 9 apps de cada vez (bem sei que agora temos "páginas ilimitadas" dentro das pastas, mas se mostrassem 12 apps, sempre poupava bastantas "páginas").

1 comentário:

  1. IOS 7 para aqui, OS X Mavericks, para acolá, mas não se tem falado do ‘iWork for iCloud’ apresentado keynote. Prtende ser o correspondente da Apple ao Google Docs e ao Office 360. Pareceu-me, talvez, a parte mais bem apresentada da keynote, mas não se tem falado. Foi agora disponibilizada uma versão beta para developers.

    http://www.idownloadblog.com/2013/06/13/iwork-for-icloud-beta-out/

    ResponderEliminar