2013/06/13

Quadcopter "caça-Rádios"


Os quadcopters vão sendo usados cada vez mais para uma variedade de funções, desde o simples divertimento à captação de imagens de categoria profissional, à vigilância... e até à entrega de pizzas. Mas hoje temos um exemplo que pretende facilitar a descoberta de transmissões de rádio: o TRAQ.

Podemos comparar este quadcopter a um cão de caça de sinais de rádio, contendo várias antenas que lhe permitem rapidamente identificar a origem de uma transmissão. É algo que poderá servir para um mais rápido auxílio a pessoas perdidas em ambientes de difícil localização (no meio de florestas, ou até soterradas no meio de destroços em caso de desastres naturais ou atentados), desde que tenham um telemóvel consigo.

Por outro lado, também será fácil imaginar as potencialidades deste tipo de tecnologia caso alguém a decida aplicar para outros fins... não podendo deixar de recordar as célebres cenas dos filmes da segunda guerra mundial, em que os Nazis percorriam as estradas dos territórios ocupados com carrinhas de detecção de transmissões, para tentar detectar a posição dos transmissores usados pela resistência e espiões infiltrados. Hoje em dia, bastaria largar um destes aparelhos para rapidamente chegar à origem das transmissões


2 comentários: