2013/06/13

ESPN Abandona Canal 3D


Tentaram convencer tudo e todos, ofereceram óculos e filmes em 3D, mas finalmente começam a chegar à conclusão que o 3D na televisão não passou de uma manobra de marketing para tentar fazer com que os consumidores gastassem mais uns euros. Depois de um investimento considerável para criar um canal 3D, a ESPN vem agora anunciar que irá acabar com todas as transmissões em 3D no final do ano.

Custava assim tanto prever que a grande maioria das pessoas não está com muita disposição para colocar óculos quando vai ver televisão (para não falar em todas os problemas de cansaço visual produzidos pelos actuais sistemas de "3D")? Parece que esta moda que ressurge a cada década está finalmente no "ir-se"... sendo mais que certo que provavelmente voltará a surgir daqui por mais alguns anos. (Bom seria que também no cinema deixassem de usar o 3D por tudo e por nada em filmes que nada beneficiam desse artifício, apenas como forma de inflaccionar o preço dos bilhetes, que já são caros que cheguem mesmo em 2D).

No entanto, não pensem que os estúdios e fabricantes irão deixar de ter argumentos para nos tentarem convencer a gastar dinheiro em novos televisores... o 3D sai de cena, mas chega o Ultra HD 4K. Ao menos desta vez, será algo que realmente tem vantagens para os espectadores, desde que não nos tentem vender "gato por lebre", ou seja... impingir-nos conteúdos 4K que na realidade são HD's redimensionados, como aconteceu frequentemente no início da era "HD" com conteúdos vindos dos DVDs.

4 comentários:

  1. Eu pessoalmente nunca gostei do 3D. Desde televisores a cinema, achava uma coisa diferente/novidade, mas nunca me interessei por uma tv 3D nem cinema 3D.
    Mas desde que apareceu o 4K, torço para que a tecnologia continue e se torne standard/preços mais apetecíveis.
    Prefiro uma imagem em UltraHD do que em 3D ;)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ainda o K2 está chegando e já se fala no 8K... A Sharp, em parceria com a rede de televisão japonesa NHK, está estudando desde 1995 a tecnologia 8K. Para se ter uma ideia, enquanto a TV HD tem 1920 x 1080 pixels de resolução e o 4K oferece 4096 x 2304, a tela da Sharp apresenta nada menos que 7680 x 4320 pontos. Mas mesmo quando estamos bem junto do aparelho, é impossível enxergar cada um dos 33 milhões de pixels que formam a imagem. Porquem, há algo que não podemos ignorar: o olho humano tem limites, e parece que estamos chegando num ponto em que esse avanço começa a se tornar imperceptível para o olho humano…

    ResponderEliminar