2013/06/27

Medidor de Corrente USB no Kickstarter


Provavelmente já terão reparado que quando carregam os vossos dispositivos portáteis via USB, por vezes há diferenças substanciais no tempo de carregamento. A verdade é que a corrente disponibilizada pela ficha USB está dependente de inúmeros factores: a começar pela potência disponibilizada pelo próprio circuito ou carregador USB, mas dependendo também do próprio cabo USB. Para quem passa os dias a carregar equipamentos via USB (e quem é que não o faz?), há um projecto bastante interessante no Kickstarter: o Pratical Meter.


Trata-se de um pequeno dongle USB passthrough que apresenta 5 LEDs que nos permitem ver quantos watts estão a ser fornecidos, e daí estimar qual será o tempo de carregamento.


No caso de um iPhone, a diferença entre ter apenas um LED aceso ou todos significa que o mesmo poder ser carregado apenas em 1.5h... ou demorar até 8h. E sendo uma peça de hardware, este pequeno módulo funcionará independentemente do equipamento que estiverem a carregar e da fonte de alimentação USB que estiverem a utilizar (PC, carregador USB dedicado, etc.)


Para quem usar carregadores solares, este tipo de informação torna-se ainda mais interessante, pois permite identificar imediatamente qual a produção energética que o carregador está a ter no momento.

Por $19 dólares podem ficar com um destes módulos medidores de corrente e um cabo de carga rápida USB com três fichas (mini USB, micro USB e ficha Apple). O prazo estimado de entrega é Setembro deste ano. (E eu já investi!)


3 comentários: