2013/06/04

Virtuix Omni no Kickstarter


Lembram-se de vos ter falado do "tapete ominidireccional" Omni da Virtuix - que serve de complemento perfeito para darem o próximo passo (literalmente falando) na realidade virtual? Pois bem, depois de ter causado algum buzz no meio, chegou agora a altura de se aventurar no Kickstarter... e pode dizer-se que já é um sucesso garantido: em poucas horas superou o objectivo pretendido de $150 mil dólares, e agora é só esperar para ver até quanto chegará.

O Virtuix Omni não é um verdadeiro "tapete", mas sim uma superfície de baixa fricção que permite que os utilizadores, usando sapatos com solas especial, possam caminhar em qualquer direcção sem saírem do sítio. Isto permite recriar um ambiente virtual onde nos podemos movimentar de forma natural - em vez de estarmos imersos num mundo em que para darmos um passo em frente se tenha que carregar num botão ou numa tecla.

Obviamente que este Omni é apenas um dos componentes de um sistema completo. Será recomendável terem uns Oculus Rift para verem o mundo em realidade virtual, e também um Kinect para fazer a detecção dos movimentos - embora o sistema inclua a capacidade de reconhecer os passos e a orientação com base em sensores colocados nos sapatos, um Kinect permitirá fazer uma detecção com maior precisão e mais tipos de movimentos (inclinação do tronco, posição dos braços, etc.)

Os preços começam nos $349 para os kits completos ($249 se estiverem dispostos a construir a parte de suporte superior), mas caso estejam interessados não se esqueçam de contar com uns portes que são estimados em cerca de $200 para Portugal (para além das taxas alfandegárias e IVA).


1 comentário: